Idosa de São Brás comemora 105 anos

Quando Maria da Conceição Brito nasceu, São Brás de Alportel ainda nem era concelho. Esta sexta-feira, 22 de Dezembro, esta […]

Quando Maria da Conceição Brito nasceu, São Brás de Alportel ainda nem era concelho. Esta sexta-feira, 22 de Dezembro, esta são-brasense faz 105 anos e vai ter direito a uma festa de aniversário, a partir das 18h30, com o apoio da Câmara Municipal. 

Atualmente a viver no Lar da Terceira Idade da Santa Casa da Misericórdia de São Brás de Alportel, onde vai ser esta festa, Maria da Conceição Brito nasceu em 1912, 10 anos antes de Gago Coutinho e Sacadura Cabral fazerem a primeira travessia aérea do Atlântico Sul, aventura recordada no concelho de São Brás de Alportel com uma réplica do hidroavião Santa Cruz.

Ainda criança viu nascer o concelho de São Brás de Alportel, viveu o período da ditadura, da Guerra Colonial, assistiu ao nascimento da democracia portuguesa com a revolução de 25 de Abril, assim como à integração de Portugal na União Europeia, entre muitos outros momentos marcantes da história de Portugal dos últimos 100 anos.

«Uma vida rica, com mais de um século de sabedoria e experiências, com uma história de vida em plena sintonia com as tradições da sua terra, fortalecida pela tolerância, serenidade, amor ao próximo e o gosto pelo convívio», diz a Câmara de São Brás.

Quando lhe perguntam se gostaria de viver a sua juventude na época atual, responde: «Não, porque antigamente tínhamos tempo para conversar».

Comentários

pub