Enterprise Europe Network divulga ajudas para empresas do turismo em 2018

Digitalização das pequenas e médias empresas (PME) do setor do turismo ou aconselhamento para a inovação e crescimento são algumas […]

Digitalização das pequenas e médias empresas (PME) do setor do turismo ou aconselhamento para a inovação e crescimento são algumas das áreas em que a Enterprise Europe Network (EEN), uma iniciativa da Comissão Europeia, pode ajudar empresas ligadas ao turismo em 2018. 

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve é a representante, na região, desta iniciativa que é a «maior rede do mundo de serviços de apoio à inovação e internacionalização de PME e startups, presente em mais de 60 países e englobando mais de 600 entidades e três mil profissionais», diz a CCDR

É que a EEN permite «combinar conhecimento e experiência internacional com conhecimento local, facilitando a inovação das empresas em novos mercados».

Por isso, o grupo de peritos de turismo da Enterprise Europe Network, coordenado por Paulo Bota, da estrutura do EEN na CCDR Algarve, divulgou, esta semana, um conjunto de iniciativas e temas a desenvolver no próximo ano, potencialmente interessantes para as empresas deste setor.

 

Por exemplo, «os peritos da Enterprise Europe Network na área do turismo e património cultural estão a colaborar ativamente com a iniciativa PET – Partnerships in European Tourism, promovendo a participação dos clientes da rede nos vários eventos relativos ao mercado turístico chinês».

Um desses eventos é o «ITB Berlin (6 a 7 Março), onde as empresas europeias do setor do turismo poderão agendar encontros bilaterais com operadores turísticos chineses».

Os peritos da EEN também vão «identificar ecossistemas inovadores que envolvam cooperação entre empresas de turismo e da área criativa, com o objetivo de prestar serviços especializados de apoio à inovação e internacionalização. Neste âmbito terá lugar o TO Design Meeting 2018, em Turim (Itália), que irá abordar o tema do design e arquitetura no setor da hotelaria e onde a rede organizará um evento de cooperação empresarial, disponível aqui».

A EEN irá ainda ajudar as empresas do setor do turismo a encontrar soluções tecnológicas no domínio do digital para melhorarem os seus serviços.

«Unidades hoteleiras, operadores turísticos e outras organizações ligadas ao setor poderão entrar em contato com empresas TIC e procurar soluções digitais interessantes através de reuniões bilaterais organizadas pela rede, como será o caso do business-to-business da feira internacional de turismo de Berlim, em Março», diz a CCDR.

Em 2018, a rede também apoiará as pequenas e médias empresas na exploração de novas oportunidades da economia de partilha (ou economia colaborativa), em particular, no âmbito do turismo sustentável e herança cultural.

«Várias organizações da rede estão envolvidas em projetos-piloto cofinanciados pelo programa COSME. Entre outras ações, pretende-se fazer o mapeamento das plataformas colaborativas, a organização de fóruns de discussão e a disponibilização de serviços especializados às empresas com grande potencial».

Além das iniciativas referidas, os peritos do EEN continuarão a prestar serviços de aconselhamento e orientados para a criação de parcerias às empresas do setor do Turismo. No que respeita ao acesso ao financiamento da União Europeia sugere-se a consulta do “Guide on EU funding for the tourism sector 2014-2020”.

Para informação mais detalhada, consulte aqui os serviços disponibilizados pela Enterprise Europe Network.

Comentários

pub