Centros Qualifica do Algarve e Baixo Alentejo estiveram em Olhão a debater formação de adultos

Os Centros Qualifica do Algarve e Baixo Alentejo realizaram o seu 1º encontro regional no dia 6 de Dezembro, na […]

Os Centros Qualifica do Algarve e Baixo Alentejo realizaram o seu 1º encontro regional no dia 6 de Dezembro, na Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes, em Olhão.

O objetivo deste encontro foi «divulgar a importância da aprendizagem ao longo da vida, assim como a necessidade imperiosa de formação/qualificação de adultos», segundo o Centro Qualifica de Olhão.

Uma iniciativa da qual saíram várias conclusões, desde logo a necessidade de um maior investimento na educação de adultos, levando-os a concluir o ensino secundário (Portugal deverá ter, até 2020, 50% da sua população com o 12º ano) e motivando-os para a aprendizagem ao longo da vida (ALV), devendo até 2025 haver 25% da população envolvida em ações de formação».

A criação de uma rede de parceiros, onde as autarquias e empresas tenham lugar, «com o intuito de divulgar e integrar os colaboradores em percursos de formação/qualificação», bem como a necessidade de reconhecimento, validação e certificação de competências escolares e profissionais por todos os Estados-Membro da União Europeia foram outras das conclusões que saíram deste encontro, onde marcou presença Gonçalo Xufre, presidente da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP).

Comentários

pub