Remodelações no Canil de Silves vão dar uma melhor vida a cães e gatos

A renovação dos pavimentos das celas de alojamento e recobro, a aquisição de novos comedouros, bebedouros e estrados são algumas […]

A renovação dos pavimentos das celas de alojamento e recobro, a aquisição de novos comedouros, bebedouros e estrados são algumas das obras de remodelação a serem feitas no Canil Municipal de Silves. 

Esta requalificação vai poder ser feita, após a aprovação de uma candidatura apresentada à Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).

A candidatura possibilitará que todos os custos até 5 mil euros sejam financiados, devendo as obras estar concluídas até 31 de Maio de 2018.

O Município de Silves foi o único do Algarve que viu aprovada a sua candidatura.

Esta renovação do Canil Municipal tem vindo a ser realizada desde Outubro de 2016, tendo assumido a autarquia todos os custos das obras já realizadas, nomeadamente a construção de duas celas semicirculares para o alojamento de cães e de três boxes horizontais para o alojamento de gatos, destinadas ao isolamento e quarentena de animais suspeitos de raiva.

Foram criadas, igualmente, mais boxes aproveitando-se um anexo existente, que comunica para um espaço também interior, que funciona como local de lazer mais amplo, onde é possível que os gatos saltem, corram, subam e desçam.

Também foi feita a separação física da área de acesso ao Gabinete Médico Veterinário da área do canil propriamente dita, de forma a possibilitar um acesso mais fácil e seguro dos cães recolhidos.

Ainda com o intuito de melhorar os cuidados prestados aos animais, a Câmara Municipal de Silves, através do Gabinete Médico Veterinário, encontra-se a finalizar o processo de adjudicação das esterilizações dos animais vadios ou errantes recolhidos na via pública ou outro local público, aos centros de atendimento médico veterinários do concelho que se candidataram a este procedimento.

Comentários

pub