Beta Talk conversa com empreendedores da Startup Portimão e acelera no kartódromo

A Beta Talk de Dezembro vai até à Startup Portimão para mostrar dois projetos inovadores que estão a crescer nesta […]

A Beta Talk de Dezembro vai até à Startup Portimão para mostrar dois projetos inovadores que estão a crescer nesta incubadora de empresas e dar a oportunidade aos que participarem nesta edição especial da iniciativa de acelerar no Kartódromo Internacional do Algarve, no sábado, dia 16 de Dezembro, às 15h00.

Joaquim Costa, co-fundador e CEO do projeto Guestbind e Ricardo Sena, co-fundador e CEO da WKT–Sistemas de Informação, foram dois dos empreendedores que se instalaram na incubadora e centro de negócios, que a Câmara de Portimão instalou recentemente no Autódromo Internacional do Algarve, neste concelho.

Em Dezembro, a autarquia portimonense, que organiza localmente a Beta Talk, decidiu levar a sua tradicional conversa mensal sobre empreendedorismo até este complexo desportivo, que agora também tem uma vertente de estímulo à inovação.

A ideia é que os participantes desfrutem de uma tarde «que promete ser altamente inspiradora e cheia de adrenalina e emoção».

O ponto de encontro são as instalações da Startup Portimão, onde decorrerá a conversa com os dois convidados. Também será realizada uma visita guiada às instalações do centro de negócios, «especialmente direcionado para as “cidades inteligentes” (smart cities), nas áreas da energia, mobilidade, turismo, governança e qualidade de vida e que, neste momento, acolhe desde já nove projetos empreendedores».

Joaquim Costa nasceu no Porto, mas viveu quase toda a sua vida entre Lisboa e Portimão. Aluno do 2º Ano do curso de Gestão da Universidade do Algarve, esteve sete anos ao serviço da Marinha de Guerra Portuguesa.

Após deixar a vida militar decidiu empreender. O seu primeiro projeto foi a Unitalents – startup de recrutamento e seleção de talentos universitários através de uma plataforma online, da qual é co-fundador e CEO.

Neste momento está na fase final de desenvolvimento da Guestbind – Software de comunicação em tempo real entre hóspedes e hotéis através de comunicação inteligente e inteligência artificial, com lançamento oficial previsto para o início de Janeiro de 2018.

«Descobriu a Startup Portimão por acaso, mas não foi por acaso que tem conseguido desenvolver o seu projeto de modo mais eficaz com a ajuda dos parceiros da startup Portimão. Os seus hobbies são desporto e leitura, bem como estar presente com a família», segundo a Câmara de Portimão.

Ricardo Sena nasceu em Lisboa, onde viveu até 2003, ano em que se mudou para o Algarve e passou a residir em Portimão. Licenciado em Geografia e Planeamento Regional, tem desenvolvido a sua atividade profissional na área dos Sistemas de Informação Geográfica.

Começou por trabalhar numa das primeiras empresas de sistemas de informação geográfica em Portugal, a GeoVisão, e após a conclusão do curso ingressou nos quadros do município de Loures, iniciando assim uma carreira de duas décadas na administração pública, sempre ligada às àreas da gestão territorial e dos sistemas de informação geográfica, com passagens pelos municípios de Odivelas e Albufeira.

Paralelamente à sua carreira na administração pública, colaborou como consultor de sistemas de informação geográfica em várias empresas e participou no desenvolvimento de diversos projetos, como o Algarve Digital (Portal Geográfico e GeoPlanos), entre outros.

«Em 2015, com o seu amigo Frédéric Lehodey, fundou a WKT-Sistemas de Informação, empresa vocacionada para o desenvolvimento de soluções e prestação de serviços no domínio dos sistemas e tecnologias de informação geográfica. Nos seus poucos anos de existência, a WKT tem vindo a conquistar o seu espaço a nível nacional no mercado dos SIG, contando desde já como seus clientes os municípios de Faro, Portimão e Alcácer do Sal, a Universidade de Évora, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve e a Agência Portuguesa do Ambiente», enquadrou a autarquia.

«Mais do que um evento com data e hora marcada (sempre a 16 de cada mês, ao final da tarde, exceto quando o 16 é a um domingo, realizando-se na segunda-feira seguinte), a Beta Talk de Portimão tornou-se desde Julho de 2012 num ponto de encontro para gente empreendedora e um movimento inspirador, promovendo num ambiente informal e descontraído, contactos e a partilha de experiências», acrescenta a Câmara de Portimão.

A participação como é habitual na Beta Talk Portimão é livre, mas a inscrição prévia, que pode ser feita aqui, é obrigatória.

A Beta Talk é uma iniciativa promovida pela Beta-i – Associação para a Promoção do Empreendedorismo e da Inovação e tem organização local a cargo da Câmara Municipal de Portimão, contando com a parceria media do Sul Informação e a colaboração da Escola Secundária Poeta António Aleixo, ao nível do Curso de Multimédia, que assegura a cobertura fotográfica, da Universidade do Algarve através do CRIA – Centro Regional de Inovação do Algarve/Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia, da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, da NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve, da rádio universitária RUA FM, da APGICO – Associação Portuguesa de Criatividade e Inovação, do GAIM – Gabinete Académico de Investigação e Marketing e da Inesting, além da página Algarve Emprego em termos da divulgação.

Esta edição especial da Beta Talk Portimão conta ainda com o apoio da Startup Portimão e do Autódromo Internacional do Algarve.

Comentários

pub