ARS alarga horários de Consultas Abertas dos Centros de Saúde a pensar no surto de gripe

Os horários das Consultas Abertas  em alguns dos Centros de Saúde do Algarve estão a ser reforçados, para fazer face […]

Os horários das Consultas Abertas  em alguns dos Centros de Saúde do Algarve estão a ser reforçados, para fazer face ao previsível aumento da afluência de utentes, devido a doenças agudas, como gripe e infeções respiratórias. Nos Centros de Saúde do Barlavento, os novos horários estão em vigor desde dia 18 de Dezembro, enquanto no resto do Algarve entrarão em vigor na próxima semana.

Além desta medida de prevenção, «a afluência de utentes aos serviços de cuidados de saúde primários está a ser monitorizada diariamente, pelos três Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES Barlavento; ACES Central; ACES Sotavento) da Administração Regional de Saúde do Algarve, no âmbito do Plano de Contingência Sazonal – Inverno, de modo a avaliar a necessidade de reforço de recursos humanos e/ou alargamento de horário para fazer face ao fluxo de utentes aos respetivos serviços de saúde e responder atempadamente à possibilidade de um pico de surto gripal», segundo a Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve.

Assim, caso seja considerado necessário, poderá haver novas mudanças nos horários, para assegurar a prestação de cuidados de saúde à população. Neste momento, assegurou a ARS, ainda «não há um pico de afluência às urgências».

A entidade responsável pelo Serviço Nacional de Saúde, no Algarve, apelou, ainda, a que os utentes contactem a linha SNS 24 – 800 24 24 24 antes de se dirigirem a um serviço de urgência, para evitar aglomerações.

 

Consulte os horários (com indicação dos reforços):

ACES Barlavento:

Consulta de Recurso do Dia, Centro de Saúde de Lagoa – das 14.00 às 20. 00 horas, todos os dias do ano;

Consulta de Recurso do Dia, Centro de Saúde de Monchique – das 12.00 às 18.00 horas, de 2ª a 6ª feira, sendo que aos fins de semana e feriados, é das 8h30 às 14h30 horas.

Consulta de Recurso do Dia, Centro de Saúde de Portimão – das 08h00 às 20h00 horas, todos os dias do ano (com reforço de médicos durante todo o período de funcionamento e no espaço temporal de 18/12 a 31/12/2017);

Consulta de Recurso do Dia, Centro de Saúde de Silves – das 08h00 às 20h00 horas, todos os dias do ano (com reforço de médicos durante todo o período de funcionamento e no espaço temporal de 18/12 a 31/12/2017).

ACES Central:

Consulta de Recurso do Dia, Centro de Saúde de Faro:
– Segunda à sexta-feira, entre as 18h00 e as 20h00 – aberta para todos os utentes com episódios de doença aguda, independentemente do local onde se encontram inscritos.
– Fins de semana e feriados, das 9h00 às 18h00.

Consulta de Recurso do Dia, Centro de Saúde de Olhão:
– Segunda à sexta-feira, entre as 18h00 e as 20h00 – aberta para todos os utentes com episódios de doença aguda, independentemente do local onde se encontram inscritos.
– Fins de semana e feriados, das 9h00 às 18h00.

Consulta de Recurso do Dia, Centro de Saúde de São Brás de Alportel:
– Fins de semana e feriados, das 9h00 às 15h00.

ACES Sotavento:

Serviço de Atendimento Complementar (SAC), Centro de Saúde de Tavira:
– Fins de semana e feriados: consulta médica e de enfermagem, entre as 9 e as 17 horas;
– A partir do dia 25 de Dezembro, reforço de fins de semana e feriados de 2017 com mais 4 horas diárias de consulta médica, entre as 11h00 e as 15h00;
– A partir do dia 25 de Dezembro, reforço do atendimento aos dias de semana, de 2 para 3 horas diárias, consulta médica e de enfermagem, com autorização para prolongamento de turnos se tal se afigurar necessário, face à procura.

Serviço de Atendimento Complementar (SAC), Centro de Saúde de Alcoutim:
– Prestação de cuidados ao sábado entre as 9h00 e as 16h00, com consulta médica e de enfermagem.

Prestação de cuidados de saúde assegurada nos fins de semana e feriados pelas unidades funcionais de saúde no Centro de Saúde de Tavira, Centro de Saúde de Vila Real de Santo António, Centro de Saúde de Alcoutim e Centro de Saúde de Castro Marim.

Serviço de Urgência – Centro Hospitalar Universitário do Algarve:

Serviço de Urgência CHUA Faro (todos os dias – 24 horas)
Serviço de Urgência CHUA Portimão (todos os dias – 24h)
Serviço de Urgência Básica (SUB) de Albufeira (todos os dias – 24 h)
Serviço de Urgência Básica (SUB) de Loulé (todos os dias – 24 h)
Serviço de Urgência Básica (SUB) de Lagos (todos os dias – 24 h)
Serviço de Urgência Básica (SUB) de Vila Real de Santo António (todos os dias – 24 h)

Comentários

pub