Albufeira tem «animação e cultura» no programa de Natal e Fim de Ano

Albufeira vai ser palco de animação e tradição no Natal e Ano Novo, com um programa de festividades que já […]

Albufeira vai ser palco de animação e tradição no Natal e Ano Novo, com um programa de festividades que já começou e só termina a 6 de Janeiro. 

«Este ano preparámos um plano de iniciativas que promete oferecer aos algarvios e a todos os turistas momentos de muita alegria e muita cultura», diz Carlos Silva e Sousa, presidente da Câmara de Albufeira.

«Temos diversas atividades direcionadas a todas as faixas etárias e mantivemos a tradição da região aliada à boa disposição», explica.

«O Natal e o Fim de Ano são sempre um marco muito importante em Albufeira e, à semelhança dos anos anteriores, tudo é pensado em prol das pessoas. Queremos, sobretudo, proporcionar momentos inesquecíveis e marcantes nesta época de paz e alegria», acrescenta.

O presépio de rua, patente entre a Ermida de Nossa Senhora da Guia e a Igreja Matriz, é uma das iniciativas já a decorrer que vai estar disponível até ao dia 6 de janeiro de 2018. Este presépio é da autoria da escultora britânica Toin Adams e é composto por um conjunto de 30 figuras que dão a conhecer a história da Natividade.

No âmbito desta iniciativa haverá um passeio fotográfico “Presépio de Rua – Guia Natal” no próximo sábado, 16 de Dezembro, começando às 15h30 e terminando às 18h30.

Neste concurso podem participar todos os interessados desde que tenham mais de 16 anos e tirem as fotografias em formato digital.

As imagens, a serem entregues no dia seguinte, dia 17, não podem ser manipuladas e deverão ser entregues apenas uma na categoria à escolha (diurna ou noturna).

O formato deverá ser em JPEG com uma resolução mínima de 300 dpi. Os prémios são na totalidade de 1200 euros, em cheques oferta da FNAC, dividido em 300, 200 e 100 euros para os três primeiros lugares, quer na categoria de fotografia de dia, quer na de noite.

As imagens ficam propriedade do Município e o júri, composto por «três elementos de idoneidade e capacidade técnica e artística confirmadas para o efeito, irá avaliar os trabalhos a concurso sob os critérios da qualidade técnica, criatividade e enquadramento na categoria temática», explica a Câmara de Albufeira.

Os interessados em participar nesta iniciativa devem proceder à sua inscrição até à próxima quinta-feira, dia 14,
através do email: [email protected], devendo referir o nome completo e contacto.

Até ao dia 7 de Janeiro, o município garante a animação na pista de gelo Snowland, uma experiência localizada em frente à Câmara Municipal, onde haverá espaço para um globo de neve, uma casa de duendes, um parque de neve, uma zona dedicada às crianças com insufláveis e piscina de bolas, contos, teatro e muita alegria.

O concerto de Natal pela Orquestra Clássica do Sul tem entrada livre e está agendado para o dia 15 de Dezembro, às 21h30, no Auditório Municipal.

O desporto também vai reinar nesta quadra festiva com a realização da marcha/corrida do Pai Natal no dia 17 de Dezembro, às 10h00, junto ao Mercado Municipal dos Caliços.

Os participantes têm à disposição dois percursos, um de 5 quilómetros e outro de 9 quilómetros, que poderão ser realizados a correr ou caminhar. O município oferece ainda a todos os participantes um kit com água, fruta e, para se equiparem a rigor, uma t-shirt e um gorro do Pai Natal.

No final do ano, dia 30 de Dezembro, realiza-se, a partir das 15h00, na Rua 5 de Outubro, o evento “Bolo Rei Solidário”. Este bolo terá 250 metros de comprimento e o valor arrecadado com a venda das fatias irá reverter a favor da Associação dos Voluntários de Albufeira.

Para fechar o ano com boa disposição, decorre entre os dias 29 e 30 de Dezembro e 1 e 2 de Janeiro, no Palácio de Congressos do Algarve (Herdade dos Salgados), a 12ª edição do Solrir.

Este que é festival vai contar com nomes como Eduardo Madeira, Fernando Rocha, Herman José e Nilton no cartaz deste ano.

 

Comentários

pub