Livro “Vingança” é apresentado na Biblioteca Municipal de Loulé

O romance policial “Vingança”, da autoria de Miguel Madeira, é apresentado esta sexta-feira, 3 de Novembro, às 18h00, na Biblioteca […]

O romance policial “Vingança”, da autoria de Miguel Madeira, é apresentado esta sexta-feira, 3 de Novembro, às 18h00, na Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner, em Loulé. 

«“Vingança” relata a história do inspetor Ângelo Simões que, após um casamento falhado em França e a morte do pai, associado à condição de filho único, ditam a necessidade de regressar a Portugal e de abandonar uma carreira internacional promissora na Interpol, para que pudesse apoiar a sua mãe», conta a Câmara de Loulé.

Na mesma altura, ocorre a aposentação do inspetor Pedro Mesquita, investigador principal da Diretoria da Polícia Judiciária de Faro, o que lhe oferece a oportunidade de ser colocado próximo da sua casa, na cidade de Loulé. Concorre à vaga e é escolhido, mas passado pouco tempo arrepende-se da decisão tomada.

«A tipologia da criminalidade da região algarvia afasta-o do trabalho de campo e empurra-o para a formação e para o trabalho administrativo. O que é contrário à sua natureza», diz a autarquia louletana.

Mas tudo muda quando, decorridos cerca de dois anos sobre o seu regresso, numa sexta-feira, pela manhã, liga a televisão e o noticiário dá conta do desaparecimento do aposentado inspetor Pedro Mesquita, após este ter ido pescar sozinho no seu barco. Logo depois recebe um telefonema de serviço a dar-lhe conta de uma jovem encontrada morta no interior da Igreja Matriz, pedindo-lhe que se desloque ao local.

Responsável pela investigação de ambos os casos, que à partida se julgavam perfeitamente distintos, o inspetor Ângelo Simões apercebe-se, após algumas diligências, da existência de pontos em comum. E tudo se adensa ainda mais quando a principal suspeita dos crimes é uma pessoa dada como morta e cuja cerimónia fúnebre tinha decorrido, anos antes, na cidade de Loulé…

Miguel Angel Lopes Madeira nasceu em Caracas, na Venezuela, a 1 de Outubro de 1966. Aos 7 anos vem residir para Loulé, onde estuda até completar o ensino secundário. Aos 18 anos começa a trabalhar.

Além de ter sido adjunto do presidente da Câmara de Loulé (de 2002 a 2004), foi diretor do Centro de Emprego de Loulé, chefe de Divisão de Atividades Económicas na Câmara Municipal de Loulé, vogal do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Algarve, professor convidado da Universidade do Algarve e diretor do Centro de Emprego e Formação Profissional do Barlavento.

Além deste “Vingança”, tem três outros livros publicados, um de crónicas, outro de âmbito técnico (gestão autárquica) e um romance policial.

Comentários

pub