“Vassilissa”, “Video Lucem” e “Cataplay” são propostas do “365Algarve” para Dezembro

A peça de teatro “Vassilissa”, mais um cine-concerto do “Video Lucem” e o “Cataplay – um Espetáculo de Degustação de […]

Vassilissa

A peça de teatro “Vassilissa”, mais um cine-concerto do “Video Lucem” e o “Cataplay – um Espetáculo de Degustação de Cataplana Algarvia” são algumas das propostas do programa “365Algarve” para o mês de Dezembro. 

A 1 de Dezembro, às 11h00, o Espaço +, em Aljezur, recebe “Vassilissa ou a Boneca no Bolso”, pelo Teatro O Bando. Esta é «uma história onde reina o poder feminino da intuição, a capacidade de ver dentro, de ouvir, de sentir e saber rapidamente como agir», diz a assessoria de imprensa do “365Algarve”.

A peça de teatro, que faz parte da programação do “Lavrar o Mar”, irá ainda passar pela antiga serração, em Monchique, a 10 de Dezembro, às 16h30.

Já no dia 7 de Dezembro, às 21h30, a Igreja de S. Clemente em Loulé, conta a história de um dos filmes mais importantes na época do cinema mudo: “A Mãe”, de V. Pudovkin, no segundo cine-concerto do “Video Lucem”, após a estreia com Chaplin.

O filme será musicado por Custódio Castelo, na guitarra portuguesa, Carlos Menezes (contrabaixo) e Fad’NU (voz e guitarra).

A 22 de Dezembro, às 10h30, o Centro Histórico de Faro visita as memórias do seu passado através do “Faro Desvendado”, um passeio encenado que terá início na Sé, passando pelo Museu Municipal de Faro, e finalizando no Espaço das Muralhas.

No final desta viagem, D. Afonso III deixará uma mensagem aos participantes que terão ainda a oportunidade de participar numa prova de vinhos.

Quanto à gastronomia, haverá novas exibições de “Pasta e Basta – Um Mambo Italiano”, à moda algarvia. Nos dias 1 e 2 de Dezembro, às 19h30, e no dia 3, às 11h30, no Parque da Mina, em Monchique, todos vão poder meter as mãos na massa.

Faro vai receber, no dia 10 de Dezembro, às 18h00, o “Cataplay – Espetáculo de Degustação de Cataplana Algarvia”, na Tertúlia Algarvia, na Vila Adentro.

Custódio Castelo

«Esta iniciativa demonstra como as receitas tradicionais, herdadas das várias civilizações que viveram no Algarve, passam de geração para geração, de família para família, conduzindo a uma vasta variedade de receitas de cataplana que se foram modificando ao longo do tempo. Durante o espetáculo, os atores irão confecionar uma cataplana, envolvendo o público e os seus sentidos, através de aromas, mistérios, poesia, truques e alquimias».

Também as exposições terão o seu lugar de destaque neste mês de Dezembro. Integradas no ciclo de Arte Contemporânea “Um Certo Ponto de Vista”, com exibição no Museu Municipal de Faro, estão as exposições “Praia”, de Ana André, que permanecerá até dia 3 de Dezembro, e “Tochas” – uma exposição fotográfica de Vasco Célio, patente de 9 de Dezembro a 4 de Fevereiro.

A primeira é inspirada nos momentos de infância que a artista passou na praia, «um lugar utópico de bem-estar onde tudo abranda e o desassossego dá lugar à felicidade».

Já o registo fotográfico de Vasco Célio mostra os protagonistas da lenda contada pela Procissão das Tochas Floridas, de São Brás de Alportel, um dos mais conhecidos patrimónios imateriais da região. Durante a inauguração desta exposição decorrerá uma prova dos melhores vinhos produzidos no Algarve.

O programa “365 Algarve” oferece ainda a possibilidade de uma passagem de ano diferente, com o espetáculo circense “Klaxon”.

Esta será uma exibição, integrada na programação do “Lavrar o Mar”, onde o mundo imaginário do ar se torna na realidade do artista. «O espetáculo conta com múltiplos artistas e talentos que constroem com corpo e alma uma viagem suspensa pelo improvável e nos limites do impossível».

A exibição, feita pela Companhia de Circo Contemporâneo Akoreacro, irá decorrer de 28 a 31 de Dezembro, às 21h00, e 1 de Janeiro às 17h00, no Heliporto de Monchique.

A programação completa para o mês de Dezembro pode ser consultada aqui.

Comentários

pub