Torneio traz estrelas do rugby a Vila Real de Santo António

O torneio “Algarve Sevens” realiza-se nos dias 2 e 3 de Junho de 2018 e a proposta é juntar «mais […]

Foto de arquivo

O torneio “Algarve Sevens” realiza-se nos dias 2 e 3 de Junho de 2018 e a proposta é juntar «mais de 45 equipas nacionais e estrangeiras», no Estádio Municipal de Vila Real de Santo António e Complexo Desportivo da mesma cidade algarvia. 

 

A previsão é que cerca de «800 jogadores de rugby sevens de todo o mundo» participem na edição inaugural desta competição.

«O projeto arranca com a visão de se tornar no principal torneio de sevens da Europa (extra circuito) em três anos e tem o apoio da Federação Portuguesa de Rugby», explica a Câmara de Vila Real de Santo António.

A cerimónia de apresentação realizou-se esta segunda-feira, 27 de Novembro, e contou com a presença de Conceição Cabrita, presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Mário Costa, secretário-geral da Federação Portuguesa de Rugby, José Diogo Trigo de Moraes, diretor da Sports Ventures (empresa responsável pela organização deste evento), Pedro Leal, embaixador do evento e jogador da Seleção Nacional de Rugby VII e XV, João Durão Lino, jogador da Seleção Nacional de Rugby VII e XV, e de António Aguilar, selecionador nacional de Rugby VII.

A organização aponta os ingredientes únicos do Algarve (clima, hotelaria, acessibilidade, qualidade/preço dos serviços), o crescimento do rugby sevens (modalidade olímpica), as infraestruturas, nível de acolhimento, entretenimento para visitantes e os benefícios diretos para o turismo como garantias de sucesso.

«O objetivo é criar não só um torneio que tenha continuidade e que perdure no tempo, mas que seja também uma festa do desporto, do rugby e que se transforme num produto turístico», afirma José Diogo Trigo de Moraes, diretor da Sports Ventures, empresa responsável pela organização.

O evento é composto pela competição principal – Masculino Elite (oito equipas) realizada no Estádio Municipal de Vila Real de Santo António e pelas competições: Masculino Aberto (16 equipas), Feminino Aberto (oito equipas) e Veteranos (oito equipas), cumpridas no Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António.

Para o Torneio de Elite, está confirmada a presença de duas grandes estrelas mundiais da modalidade, DJ Forbes e Sherwin Stowers, e de seis equipas: Samurai Internacional RFC, Worcester Warriors, New Zealand Metro, London Spartans, Portugal Invitational 7s e Maccabi France.

«Temos condições de excelência, zonas verdes, infraestruturas variadas e de qualidade para a prática do desporto e o rugby tem de estar presente. Penso que estão reunidas todas as condições para que este evento seja um grande êxito», afirma Conceição Cabrita, presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António.

«Olho com muitos bons olhos para esta competição. Quantas mais provas como esta houver, mais benéfico é para as equipas e jogadores. É essencial que haja o maior número de atletas portugueses neste evento», nota, por seu turno, António Aguilar.

Comentários

pub