Tavira: Iniciativa demonstra «possibilidades culinárias do azeite»

A demonstração “Cozinhas Mediterrânicas com Azeite”, sob orientação do chef Jorge Rodrigues, realiza-se no dia 25 de Novembro, às 10h30, […]

A demonstração “Cozinhas Mediterrânicas com Azeite”, sob orientação do chef Jorge Rodrigues, realiza-se no dia 25 de Novembro, às 10h30, na Cooperativa Agrícola de Santa Catarina da Fonte do Bispo, em Tavira.

Com esta ação, «é possível mostrar as diversas possibilidades culinárias do azeite, da azeitona e de outros produtos da época, bem como dar a conhecer como estes ingredientes são preparados noutras áreas de cultura mediterrânica, como cozinhar em família e quais os pratos especiais para miúdos e graúdos», diz a Câmara de Tavira.

Esta iniciativa surge no seguimento de um conjunto de atividades promovidas pelo Museu Municipal de Tavira, durante o mês de Novembro, que se destinam ao público escolar e geral. As ações integram, ainda, a Semana Nacional da Cultura Científica e visam divulgar a cultura olivícola no concelho.

Neste sentido estão previstas, igualmente, visitas dos alunos do 1º ciclo do Ensino Básico ao lagar da Cooperativa de Olivicultures de Tavira, onde lhes será dada a oportunidade de acompanhar o trabalho de extração do sumo da azeitona: o azeite.

«“Dieta Mediterrânica Todo o Ano” é um programa de atividades de salvaguarda da Dieta Mediterrânica que tem como objetivo divulgar as múltiplas dimensões do estilo de vida e da paisagem cultural mediterrânica. Pretende-se, na perspetiva da sustentabilidade (social, ambiental e económica), dar a conhecer as paisagens produtivas, os alimentos, os saberes-fazeres e as ameaças à sua continuidade, assim como explorar, experimentar e saborear», diz a Câmara de Tavira.

A inscrição, gratuita e obrigatória, deverá ser efetuada até dia 22 de Novembro. Mais informações podem ser recolhidas, ligando para o 281 320 500 ou enviando um e-mail para [email protected].

 

Comentários

pub