Secretário de Estado da Saúde vem ao Algarve oficializar inauguração de unidades em Faro e Vaqueiros (Alcoutim)

O secretário de Estado da Saúde vai estar no Algarve amanhã e quinta-feira para oficializar a inauguração da Unidade de […]

O secretário de Estado da Saúde vai estar no Algarve amanhã e quinta-feira para oficializar a inauguração da Unidade de Saúde Familiar (USF) Ossónoba, no Centro de Saúde de Faro, e a reabertura o Pólo de Saúde de Vaqueiros, em Alcoutim, ambas já em funcionamento. Manuel Delgado também irá marcar presença na sessão de encerramento das 1ª Jornadas de Unidades de Saúde Familiar (USF) do Algarve, em Lagos.

O périplo do membro do Governo começa amanhã, dia 29 de Novembro, às 16h30, com a inauguração oficial da nova USF farense, que já começou a funcionar em Agosto. Segundo a Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve «reúne uma equipa multidisciplinar, composta por seis médicos, seis enfermeiros e quatro assistentes técnicos, tendo como coordenadora a Dra. Daniela Emílio e abrange cerca de 10 500 utentes do concelho de Faro».

No dia seguinte, 30 de Novembro, às 10h00, Manuel Delgado estará em Vaqueiros, no concelho de Alcoutim, para oficializar a reabertura da Extensão de Saúde, que tinha sido encerrada em 2013, pelo Governo então liderado por Passos Coelho. Em Agosto passado, esta valência, agora com a designação de Polo de Saúde, foi reativada, «no âmbito do protocolo de colaboração entre a Administração Regional de Saúde do Algarve e a Câmara Municipal de Alcoutim com vista à reconversão do edifício da antiga escola primária de Vaqueiros em unidade de saúde».

«Com este acordo, a autarquia assegurou o investimento e as obras necessárias, realizadas em estreita articulação com os técnicos da ARS, com vista à revitalização da antiga escola primária local e cedeu o edifício para a instalação do Pólo de Saúde de Vaqueiros, assumindo a ARS Algarve o compromisso de afetar os equipamentos e os profissionais de saúde», revelou a ARS do Algarve, adiantando que esta unidade serve 350 utentes.

Às 12h00 de sexta-feira, o secretário de Estado da Saúde marcará presença na sessão que irá encerrar as Jornadas das USF do Algarve, no auditório do edifício Paços do Concelho Séc. XXI, em Lagos.

Comentários

pub