Proteção Civil prepara escolas de Portimão para situações de emergência

O programa municipal “A Escola e os Riscos… Preparar para Proteger” começou esta terça-feira, 21 de Novembro, na Mexilhoeira Grande, […]

O programa municipal “A Escola e os Riscos… Preparar para Proteger” começou esta terça-feira, 21 de Novembro, na Mexilhoeira Grande, e vai preparar as escolas do concelho de Portimão para situações de emergência. 

Este projeto, promovido pelo Serviço Municipal de Proteção Civil de Portimão, «contempla uma série de medidas no âmbito da sensibilização» e «envolverá alunos, docentes e demais trabalhadores de todos os estabelecimentos de ensino do concelho», diz a Câmara Municipal.

O programa, que culminará em Março de 2018, tem prevista, à semelhança dos anos transatos, a realização de exercícios internos e à escala real nos estabelecimentos de ensino, sensibilizando e preparando a comunidade escolar para eventuais situações de acidente grave ou catástrofe.

Os objetivos são, por exemplo, «fomentar um espírito mais resiliente» e «sensibilizar a comunidade escolar para as questões da segurança».

Além disto também se pretende «contribuir para uma melhoria progressiva e continuada das condições de segurança nas escolas do Município, quer nas próprias instalações, quer nos aspetos comportamentais da sua população, e incrementar o diálogo e a reflexão sobre os assuntos de segurança, envolvendo as entidades responsáveis ao nível local e os representantes das escolas».

No calendário avançado, que foi concertado entre a autarquia, as direções dos Agrupamentos de Escolas e os agentes de Proteção Civil, a Câmara Municipal destaca as «ações direcionadas aos alunos sobre o que fazer em situações de emergência», a «formação para os docentes e trabalhadores em primeiros socorros e utilização de meios de primeira intervenção em situação de incêndios», os «procedimentos de evacuação e várias atividades práticas de mass training em suporte básico de vida» e as «exposições/demonstrações práticas dos diversos atores da Proteção Civil do concelho».

Desde 2014, foram realizadas mais de quatro centenas de ações em todo parque escolar de Portimão, e mais de quatro dezenas de exercícios com meios e recursos dos diversos agentes de Proteção Civil, nomeadamente Bombeiros, Cruz Vermelha, PSP e GNR, abrangendo um universo de mais de 20 mil participantes.

Comentários

pub