Professores experimentaram “Programação e Robótica na Educação” em Lagoa

Meia centenas de professores de todo o Algarve participou, no sábado, em Lagoa, no encontro sobre o tema “Programação e […]

Meia centenas de professores de todo o Algarve participou, no sábado, em Lagoa, no encontro sobre o tema “Programação e Robótica na Educação”, que resulta de uma parceria entre o Município de Lagoa e a ANPRI (Associação Nacional de Professores de Informática).

No Encontro, falou-se de “Projetos e Práticas” com alunos do Ensino Básico e Secundário, com os professores Justino Correia, Duarte Duarte, Filipe de Jesus, Paulo Ribeiro, Paulo Cavaco e João Mateus, e sobre o mesmo assunto, mas com alunos do 1º Ciclo e do Pré-Escolar, com Paula Freire e Vitor Nobre.

Depois de animado almoço, houve tempo e espaço para a prática, com a realização de três oficinas:

Na primeira, os professores testaram os motores, configuraram e programaram robots ANPRINO para realizar tarefas simples com Ardublocky, uma linguagem de programação por blocos e/ou por código e a demonstração das suas potencialidades em contexto educativo.

A segunda oficina dedicou-se à Introdução à Modelação e Impressão 3D, de grande utilidade, pois a evolução da impressão 3D tem mostrado perspetivas da modelação 3D, bem como a sua aplicação imediata.

A modelação 3D faz parte de inúmeras disciplinas, incluindo as TIC no 7º ano e módulos dos cursos profissionais.

A terceira oficina teve como tema Arduino e os Sistemas Digitais, sendo orientada para os módulos sobre sistemas digitais integrados na disciplina de Arquitetura de Computadores, e Programação e Sistemas de Informação, do Curso Profissional de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos.

 

Comentários

pub