Primeiro seminário anual “Adapt.Local” é em Vilamoura

O primeiro seminário anual “Adapt.Local.17 – Adaptação Local às Alterações Climáticas” realiza-se no dia 24 de Novembro, no Hotel Tivoli […]

O primeiro seminário anual “Adapt.Local.17 – Adaptação Local às Alterações Climáticas” realiza-se no dia 24 de Novembro, no Hotel Tivoli Marina, em Vilamoura (Loulé).

Segundo a Câmara de Loulé, a iniciativa «contará com a presença de vários especialistas nacionais e internacionais em adaptação às alterações climáticas» que, «conjuntamente com os responsáveis e técnicos autárquicos de todo o país e outros participantes, abordarão um vasto conjunto de temas-chave neste domínio».

A saber: «cenários climáticos mundiais e nacionais que se perspetivam a prazo, instrumentos e métodos para a adaptação, relacionados com metodologias participativas, vulnerabilidades socioeconómicas, cartografia de riscos climáticos, infraestruturas verdes e cinzentas análises custo-benefício, integração da adaptação no ordenamento do território» e «financiamento e monitorização do clima urbano».

Outro tema a abordar vai ser a «adaptação setorial, nas áreas das florestas, dos recursos hídricos, do turismo e das zonas costeiras». A isto vão-se juntar, ainda, «experiências inspiradoras a nível internacional que serão trazidas, quer pela “Red Sevilla por el Clima”, quer pelo “ICLEI – Local Governments for Sustainability”».

Este seminário será precedido, no dia 23, pela realização do 2º Conselho Geral da Rede, no qual decorrerá a eleição dos seus órgãos sociais para o quadriénio 2018-2021 e a apresentação de propostas para o programa de ação da Rede neste período.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui.

Loulé «tem sido um dos municípios que tem tido uma voz mais ativa e ações concretas nesta matéria, nomeadamente com a elaboração da Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas e das medidas que dela emanaram. Atualmente, o autarca louletano Vítor Aleixo preside ao Conselho Coordenador da Rede de Municípios para a Adaptação Local às Alterações Climáticas».

Este seminário é organizado pela Rede de Municípios para a Adaptação Local às Alterações Climáticas (Adapt.Local), formalizada em Março deste ano e que engloba já 30 municípios portugueses, além de outras entidades de cariz público e privado diretamente ligadas a esta temática.

Para ver o programa completo clique aqui.

 

 

Comentários

pub