Presépio (ainda mais) Gigante de Vila Real de Santo António inaugurado amanhã

Já faz parte das tradições de natal de Vila Real de Santo António há 15 anos e, em 2017, terá […]

Já faz parte das tradições de natal de Vila Real de Santo António há 15 anos e, em 2017, terá quase 5 mil figuras, um número recorde. O Presépio Gigante de VRSA pode ser visitado já a partir de amanhã, sábado, dia 1 de Dezembro, às 18h00, no Centro Cultural António Aleixo.

A partir de domingo, e até ao dia 7 de Janeiro, o presépio pode ser visitado, diariamente, entre as 10h00 e as 13h00 e entre as  14h30 e as 19h00, excepto a 1 de Janeiro, em que o horário é das 14h30 às 19h00. A entrada custa 50 cêntimos, verba que reverte a favor do Centro de Acolhimento Temporário «Gente Pequena» da Santa Casa da Misericórdia de VRSA.

Esta representação do nascimento de Jesus contará «com muitas novidades», na sua 15ª edição, segundo a Câmara vila-realense. Entre elas estão «muitas peças novas, onde se destaca a recriação do obelisco da cidade de VRSA ou as antigas cabanas da praia de Monte Gordo. A reconstituição de muitos episódios cristãos e pagãos associados à quadra natalícia são outros dos atrativos».

Este «é um dos maiores presépios do país e o maior do Algarve» e integra na sua construção «mais de 20 toneladas de areia, 4 toneladas de pó de pedra e 2500 quilos de cortiça».

A estrutura em si ocupa uma área de 220 metros quadrados, tendo em conta o elevado número de figuras. O presépio também terá «160 metros quadrados de musgo e uma gigante base de suporte onde se localiza a área técnica da estrutura o que permite, por exemplo, o funcionamento dos lagos, a iluminação das casas e os efeitos cénicos».

«Para dar vida a este presépio foram necessários mais de 40 dias e 2500 horas de trabalho. Os preparativos começaram há quase um ano, com a construção das centenas de figuras e adereços, tudo feito nas instalações da autarquia», revelou a Câmara de VRSA.

O Presépio Gigante de VRSA tem a assinatura de Augusto Rosa e Teresa Marques, ambos funcionários autárquicos, que contaram com a colaboração de Joaquim Soares, Telmo Crispim, João Gomes e «muitos outros voluntários que se juntaram ao projeto».

«Ao longo dos anos, o presépio gigante tem ganho notoriedade dentro e fora do país. Além de ser um dos eventos mais carismáticos da quadra natalícia no Algarve, é já uma referência internacional, a avaliar pela quantidade de visitantes espanhóis e de turistas holandeses, alemães, franceses e britânicos», concluiu a Câmara.

Comentários

pub