Portas das casas de Portimão voltam a abrir-se para a “Família ao Lado”

Famílias portimonenses e de imigrantes vão voltar a abrir as portas da suas casas para acolher os seus vizinhos, no […]

Famílias portimonenses e de imigrantes vão voltar a abrir as portas da suas casas para acolher os seus vizinhos, no dia 26 de Novembro, às 13h00. Portimão volta a aderir à iniciativa “Família do Lado”, em que a família anfitriã oferece «um almoço convívio típico da sua cultura de origem, como forma de acolher o “outro”».

Esta é uma iniciativa transnacional dinamizada pelo Alto Comissariado para as Migrações, que se assume «como um ato de acolhimento genuíno por parte de que deseja receber em sua casa e de quem ambiciona ser acolhido, dando início a relações sociais geradoras de pontes entre culturas», segundo a Câmara de Portimão.

«O desafio passa por uma família aceitar acolher em sua casa uma família que não conheça, constituindo-se pares de famílias (uma imigrante ou refugiada e outra autóctone) para um almoço- convívio típico da cultura da família anfitriã», explicou a autarquia.

Os almoços-convívio decorrem todos ao mesmo tempo em todas as cidades dos três países aderentes: Portugal, Espanha e República Checa.

Estão abertas as inscrições para as famílias imigrantes e famílias autóctones que queiram participar «e contribuir para o processo de integração dos imigrantes residentes em Portimão».

Os interessados poderão inscrever-se até dia 22 de novembro, na qualidade de família anfitriã ou de família visitante através do email [email protected] ou do telefone 282 470818.

Também estão abertas inscrições para Assistente- “voluntário/ padrinho”, um elemento crucial no acompanhamento de cada par de famílias, que irá prestar apoio antes e durante o almoço do qual também farão parte.

Comentários

pub