Obra de construção de um crematório em Albufeira já foi adjudicada

A construção do primeiro crematório do Algarve vai avançar em Albufeira. A Câmara albufeirense vai adjudicar a construção e manutenção […]

A construção do primeiro crematório do Algarve vai avançar em Albufeira. A Câmara albufeirense vai adjudicar a construção e manutenção de uma infraestrutura desta natureza à empresa Cremal – Cremações do Algarve, que ganha uma concessão a 30 anos.

Os 600 mil euros necessários para construir o crematório serão garantidos pela empresa que ganhou o concurso público lançado pela Câmara de Albufeira, que também entregará à autarquia, todos os meses, «uma contrapartida financeira, resultante da ocupação do espaço e do número de cremações efetuadas».

A aposta num crematório «decorre da exiguidade que o atual cemitério já apresenta, o de Vale Pedras, apesar deste ser o segundo cemitério que serve a zona urbana do concelho», segundo a Câmara de Albufeira. Por outro lado, o crematório mais próximo do Algarve está instalado em Ferreira do Alentejo.

«A futura estrutura irá ocupar 399 metros quadrados (m2) de área bruta, num só piso, com uma área total de cerca de 350 m2 e irá dar emprego, inicialmente, a três pessoas», segundo a autarquia.

O projeto contempla «a construção de uma capela ecuménica com cerca de 79 m2 e uma sala de despedida». No exterior, será construído «o Jardim da Memória onde será plantada uma mistura herbácea de prado sequeiro e um jardim vertical com trepadeiras de floração azul e um jacarandá».

«Um outro espaço exterior é o Jardim do Cendrário, ou seja, o lugar de excelência das cinzas que não forem solicitadas e que, para além do prado de sequeiro, irá ter uma oliveira (símbolo da paz e da purificação) e um loureiro (símbolo do triunfo da vida e da sabedoria). Este cendrário consta de um depósito enterrado e estanque com cerca de 50 centímetros de diâmetro», segundo a autarquia.

Inaugurado em Janeiro de 1990, o Cemitério de Vale Pedras é composto por uma capela, duas salas de velório, zonas administrativas e quatro áreas distintas, as quais correspondem a zonas de inumações, gavetões, ossários e jazigos.

Segundo Rogério Neto, o vereador responsável por esta área na Câmara de Albufeira, «este espaço está praticamente esgotado e o problema estava a preocupar-nos. Atendendo a que temos recebido vários pedidos para a existência de um crematório em Albufeira, vemos esta solução como a mais adequada para o futuro».

Comentários

pub