Novo livro de Ruivinho Brazão é apresentado em Albufeira

O último livro da trilogia “Palavras com que Brinco e Aprendo”, da autoria do investigador Ruivinho Brazão, é apresentado na […]

O último livro da trilogia “Palavras com que Brinco e Aprendo”, da autoria do investigador Ruivinho Brazão, é apresentado na próxima quarta-feira, 29 de Novembro, às 16h30, na Biblioteca Municipal Lídia Jorge, em Albufeira. 

Este mais recente trabalho de investigação é destinado às crianças entre os 10 e os 13 anos e conta com as ilustrações de Inês Gonçalves.

Trata-se de mais uma edição da Associação de Pesquisa e Estudo da Oralidade, resultante do projeto de investigação do Património Oral, que teve o seu início em 1994 e que assentou, especialmente, nos micro-campos de Paderne e Boliqueime (concelhos de Albufeira e Loulé).

Adriana Nogueira, docente da Universidade do Algarve, disse já a propósito desta série que aprende com os familiares grande parte do saber da tradição oral que ainda hoje possui. E acrescenta: «tal como eu, muitas pessoas (muitos dos leitores, certamente) tiveram essa sorte, mas o nosso atual modo de vida não ajuda a aproximar os elementos das famílias, não lhes deixa muito tempo para conversas ao serão ou longas tardes a brincar».

Por isso, estes livros de Ruivinho Brazão «são muito bons para relembrar e sugerir algumas ideias divertidas a quem conseguir arranjar um tempinho para estar com as suas crianças».

O livro é apoiado pelas Câmaras de Albufeira e Loulé, pela Junta de Freguesia de Paderne, pela Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve e pela Direção Regional de Cultura do Algarve.

A publicação dirige-se à generalidade dos jovens do Ensino Básico e vem na sequência das sessões de pedagogia da Oralidade, que, ao ritmo da investigação, têm vindo a realizar-se nas bibliotecas escolares e municipais da Região do Algarve, com relevância para Albufeira e Loulé.

Quanto à entrada para a apresentação deste livro, é gratuita.

Comentários

pub