Novo concurso elege “7 Maravilhas à Mesa”

“7 Maravilhas à Mesa” é a nova eleição das “7 Maravilhas de Portugal”, que acontecerá em 2018. As candidaturas já […]

“7 Maravilhas à Mesa” é a nova eleição das “7 Maravilhas de Portugal”, que acontecerá em 2018. As candidaturas já estão abertas e vinhos, pratos, petiscos, eventos e experiências enogastronómicas vão fazer as “mesas” a concurso. 

Segundo Luis Segadães, presidente das “7 Maravilhas”, «chegou a hora de elegermos alguns dos patrimónios mais apreciados pelos portugueses: a gastronomia associada aos vinhos e a roteiros turísticos. Vamos votar o prazer de estar à mesa e também o prazer de ir para lá, de lá chegar, de lá estar».

«Trata-se, por isso, de comer, de beber e de andar por roteiros turísticos, desfrutando do melhor que a vida tem para nos oferecer. Queremos harmonizar a gastronomia com os vinhos, mas também com o prazer de percorrer o país, descobrindo os encantos do enoturismo», explicou, no lançamento oficial do projeto, no São Lourenço do Barrocal, com vista para Monsaraz, aldeia eleita como uma das “7 Maravilhas de Portugal”.

Neste lançamento houve, à mesa, por exemplo, perdiz de escabeche (petisco), um vinho branco “São Lourenço do Barrocal” e azeite monovarietal de azeitona galega “São Lourenço do Barrocal”.

Depois de eleitas as Aldeias-Maravilha este ano, onde já foram explorados vários patrimónios culturais, históricos e gastronómicos, as “7 Maravilhas” «avançam agora para um território que cria um vínculo com o que sai da nossa terra, com a experiência que tiramos ao visitar as regiões vinhateiras portuguesas e com o que apresentamos à mesa», diz a organização.

«Esta eleição vai promover a verdadeira experiência de comer e beber a uma mesa portuguesa, razão pela qual somos cada vez mais um destino turístico de referência», acrescenta.

O processo segue o percurso de anos anteriores, com a votação de um painel de especialistas na lista longa de candidaturas, de onde vai resultar uma lista de 49 pré-finalistas: sete de cada região. Todo o processo tem o acompanhamento e supervisão de um Conselho Científico e a votação é auditada pela PwC.

São estas 49 mesas pré-finalistas que vão ser votadas pelo público, para eleger as “7 Maravilhas à Mesa”, uma mesa por cada uma das sete grandes regiões de Portugal.

As candidaturas a concurso serão as “mesas”, mas num conceito alargado, que inclui o melhor que uma região tem para oferecer: os seus pratos, vinhos, pão, azeite ou queijos, mas também aquilo que pode ser experienciado, como um evento, uma adega, um lagar, um museu ou um percurso pedestre.

Depois, cada região vai escolher sete patrimónios, que incluem comidas, vinhos e uma escolha na área do turismo. Esta escolha será chamada “Mesa de (nome do lugar, aldeia, vila, cidade, restaurante ou hotel)” e disputará, com mesas de todas as regiões de Portugal, o título de Maravilha.

Cada candidatura será composta por sete patrimónios à escolha, devendo obrigatoriamente incluir um património de cada categoria: gastronomia, vinhos e azeites e roteiro turístico.

Este é um projeto com o Alto Patrocínio do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, da Secretaria de Estado do Turismo, e da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, desenvolvido em parceria com a Associação de Municípios Portugueses do Vinho.

As candidaturas podem ser apresentadas por qualquer entidade, pública ou privada (incluindo restaurantes e unidades hoteleiras), desde que respeitem o regulamento em vigor. Para mais informações, basta enviar um e-mail para [email protected]

Em sete galas com emissão televisiva serão eleitas duas mesas finalistas, num total de 14. Os vencedores serão os mais votados em cada uma das sete regiões de Portugal, obtendo-se um roteiro enogastronómico de expressão nacional.

«Era inevitável que as “7 Maravilhas” acabassem por entrar no território dos vinhos, que são fator diferenciador incontornável na promoção de Portugal além-fronteiras, e regressar ao universo da gastronomia, que já elegemos em 2011 e que agora abre todo um novo leque de oportunidades de promoção ao ser aliado aos vinhos e aos roteiros e experiências que tornam a nossa mesa única no mundo», conclui Luis Segadães.

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