Música falada e outras poesias fazem-se ouvir no Ginásio Clube de Faro

O Festival Spoken Word vai encher o Ginásio Clube de Faro de músicas (faladas), poemas e histórias, a partir de […]

O Festival Spoken Word vai encher o Ginásio Clube de Faro de músicas (faladas), poemas e histórias, a partir de amanhã, sexta-feira, e até domingo. O espaço cultural da Baixa da capital algarvia acolhe um evento onde marcarão presença vários artistas algarvios, mas também de fora da região, entre os quais o ator André Gago.

Ao longo de três dias será celebrada «uma forma de arte ou performance artística em que as letras de são faladas ao invés de cantadas», que pode assumir várias formas e “apoiar-se” em diversas expressões artísticas, como a literatura, as artes plásticas e a música, mas sempre «com foco na oralidade», segundo o Ginásio Clube de Faro, que organiza o evento através do seu grupo de poesia “Calceteiros de Letras”.

A festa começa amanhã, dia 3 de Novembro, com uma sessão em algarvio, marcada para as 21h45. O espetáculo “Língua no Ouvido”, protagonizado pelo poeta algarvio Luís Ene, acompanhado por Vasco Prudêncio (teclas) e Todd Sheldrick (trompa/sons de brinquedos), dá o pontapé de saída para o festival.

No mesmo dia, atuará a dupla Napoleão Mira e Reflect, com o primeiro a dar a voz e o segundo a garantir a música.

O programa de dia 4 de Novembro, um sábado, começa às 15h00 com um workshop de Stand Up Poetry, dinamizado por Paulo Condessa, «referência nacional em performance poética criativa».

À noite, a partir das 21h45, Pedro Monteiro (texto/voz) e Paulo Strak (música/contrabaixo) protagonizam o espetáculo “Poezia Bruxa”, ao qual se seguirá a atuação “Poesia Levada à Letra”, que será garantida por André Gago acompanhado pelos músicos Alex Cortez (baixo), Filipe Valentim (piano), Tiago Inuit (guitarra) e Luís Bastos (clarinete/saxofone).

O festival encerra no domingo com duas performances. A partir das 21h45, os “Calceteiros de Letras” colocarão em palco a metapoesia, num espetáculo que junta música e dança. A fechar a noite e o evento estará Paulo Condessa e a sua poesia performativa.

Também no domingo, decorrerá a cerimónia da entrega de prémios da 4ª Edição dos Jogos Florais do Ginásio Clube de Faro.

Comentários

pub