I Curso Intensivo de Obstetrícia e Pediatria reuniu 105 médicos em Portimão

O I Curso Intensivo de Obstetrícia e Pediatria para Médicos de Medicina Geral e Familiar juntou, nos dias 2, 3 […]

O I Curso Intensivo de Obstetrícia e Pediatria para Médicos de Medicina Geral e Familiar juntou, nos dias 2, 3 e 4 de Novembro, 105 formandos, no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão. 

«Durante os três dias da ação formativa, os especialistas hospitalares apresentaram diversas comunicações sobre as principais patologias e situações clínicas mais frequentes nos cuidados primários no âmbito da Obstetrícia e da Pediatria», explica o Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA).

O painel de palestrantes integrou, além dos profissionais das duas especialidades do CHUA, especialistas de outras unidades hospitalares do país que trouxeram ao debate as suas experiências com outras realidades, «deixando o seu contributo para a melhoria da prestação de cuidados de saúde aos utentes algarvios».

Satisfeito com o sucesso da iniciativa, Fernando Guerreiro, diretor do Departamento de Ginecologia/Obstetrícia e Reprodução Humana do CHUA, prometeu uma nova ação formativa dirigida aos médicos dos Cuidados de Saúde Primários, para o próximo ano.

«Com este curso, onde conseguimos compilar as temáticas mais relevantes ao nível da Obstetrícia e da Pediatria, queremos dotar os colegas dos centros de saúde da confiança para o tratamento das patologias mais comuns, reforçando os laços de entreajuda para o aconselhamento e encaminhamento das situações mais complexas que exijam referenciação para a consulta hospitalar», disse.

«É o segundo curso que organizamos (em 2016 tivemos o curso de Ginecologia) e, dado o sucesso do mesmo, este ano já recebemos muitas solicitações de profissionais de várias regiões – mais do que as que conseguimos dar resposta por questões logísticas. Para o próximo curso, no qual já estamos a trabalhar, fica a promessa de uma sala maior para dar resposta a todos os profissionais interessados», concluiu Fernando Guerreiro.

Este curso foi organizado pelo serviço de Ginecologia/Obstetrícia da Unidade Hospitalar de Portimão, em parceria com a Associação de Formação e Investigação da Maternidade do Barlavento Algarvio.

Comentários

pub