Hospital de Dia de Psiquiatria e Reabilitação de Portimão assinala primeiro aniversário

O Hospital de Dia de Psiquiatria e Reabilitação de Portimão assinala, no próximo dia 21 de Novembro, o seu primeiro […]

Créditos: Depositphotos

O Hospital de Dia de Psiquiatria e Reabilitação de Portimão assinala, no próximo dia 21 de Novembro, o seu primeiro aniversário com um programa de atividades dirigidas a profissionais, utentes, respetivas famílias, e público em geral.

Logo pelas 10h00, o auditório do Hospital de Portimão acolhe uma palestra, em que será abordada a temática da doença mental e apresentado o trabalho desenvolvido no Hospital de Dia de Psiquiatria e Reabilitação.

Também se vai fazer um balanço das atividades realizadas ao longo deste primeiro ano, havendo ainda um espaço de intervenção dos utentes que irão testemunhar a sua experiência neste contexto.

A palestra será precedida de uma homenagem ao médico David Estevens, antigo diretor do Departamento de Saúde Mental e Psiquiatria e do Serviço de Psiquiatria do Hospital de Portimão, falecido no passado mês de Setembro.

«A cerimónia pretende evidenciar o papel preponderante que o médico psiquiatra teve no desenvolvimento dos cuidados de saúde mental na região e na criação deste Hospital de Dia de Psiquiatria em Portimão, do qual foi um dos impulsionadores», diz o Centro Hospital Universitário do Algarve (CHUA).

Durante toda a semana, de 20 e 26 de Novembro, estará também patente no hall do Hospital de Portimão uma exposição sobre as atividades desenvolvidas pelos utentes no âmbito do seu processo de reabilitação, «demonstrando a eficácia e o sucesso dos processos de reabilitação».

O Hospital de Dia de Psiquiatria e Reabilitação «foi criado com a finalidade de prestar cuidados de saúde mental e psiquiatria em ambulatório, em ligação com a família e a comunidade, utilizando um conjunto de terapias integradas com vista à implementação de programas específicos que visam a reabilitação, a reintegração e a ressocialização dos utentes acompanhados», conclui o CHUA.

Comentários

pub