Fotografias de “Aljezur – O Coração da Costa Vicentina” são expostas em Faro

A exposição de fotografia “Aljezur – O Coração da Costa Vicentina”, de João Mariano, vai estar patente de 3 a […]

A exposição de fotografia “Aljezur – O Coração da Costa Vicentina”, de João Mariano, vai estar patente de 3 a 24 de Novembro na galeria de exposições da Direção Regional do Algarve do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), em Faro. 

Esta exposição é uma seleção de fotografias do livro “Aljezur – o Coração da Costa Vicentina”, da responsabilidade da empresa aljezurense 1000olhos, com fotografias de João Mariano, texto de João Paulo Sacadura e design gráfico de Bruno Fernandes, sendo editado pela Câmara Municipal de Aljezur.

Segundo José Amarelinho, presidente da Câmara de Aljezur, a obra é «um verdadeiro passeio pelo município de Aljezur. A realidade que vos mostramos está povoada de encantamento, romantismo, amor e poesia».

A obra é o resultado de um longo levantamento fotográfico feito por João Mariano, que, para isso, calcorreou, de bicicleta, a pé ou de carro, centenas de quilómetros à descoberta dos locais mais secretos do concelho de Aljezur.

João Mariano, fotógrafo e editor de fotografia, é natural de Lisboa. Vive e desenvolve os seus trabalhos entre Aljezur e Lisboa e teve a sua formação em fotografia no Centro de Arte e Comunicação Visual “Ar.Co”, em Lisboa.

Durante os últimos anos tem-se dedicado em especial ao Sudoeste português, em particular à área abrangida pela Costa Vicentina. Publicou diversos livros sobre esta região: “Guerreiros do Mar”, em 1998, “Lugares Pouco Comuns”, em 2000, “Trabalho_de_Fundo” (2001) e o livro “Alambiques & Alquimistas”, em 2007.

Na mesma linha de trabalho foi editado, em 2010, o livro “Mariscadores | Ria de Alvor: histórias de um lugar”, um longo projeto sobre os mariscadores da Ria de Alvor. O seu mais recente projeto chama-se “O Conhecido Desconhecido” e é uma abordagem muito pessoal ao litoral do concelho de Lagoa.

A exposição vai poder ser visitada de segunda-feira a sexta-feira, das 9h00 as 18h00.

Comentários

pub