Festival de Órgão do Algarve 2017 estreia-se em Boliqueime na sexta-feira

O Festival de Órgão do Algarve vai chegar à Igreja Matriz de Boliqueime na sexta-feira, dia 17 de Novembro, às […]

Alexêi Tolpygo

O Festival de Órgão do Algarve vai chegar à Igreja Matriz de Boliqueime na sexta-feira, dia 17 de Novembro, às 21h30. O primeiro concerto que esta localidade do concelho de Loulé vai acolher, na edição de 2017 do festival, terá como protagonistas Daniel Oliveira (órgão) e Alexêi Tolpygo (violino barroco).

No mesmo dia e à mesma hora, o organista André Ferreira atua na Igreja da Misericórdia, em Tavira. No sábado, dia 18, Daniel Oliveira e Alexêi Tolpygo voltam a atuar juntos, desta vez na Igreja do Carmo, em Faro, às 21h3o. Todos os concertos do Festival de Órgão do Algarve têm entrada livre

No concerto que terá lugar em Boliqueime, Daniel Oliveira, organista titular da Igreja Matriz de Oeiras e da Igreja da Misericórdia, em Torres Vedras, e o violinista russo Alexêi Tolpygo, radicado em Portugal desde 1993, vão apresentar «obras predominantemente italianas e na forma de sonatas, adaptadas a este duo instrumental», segundo a Associação Música XXI, que organiza o evento.

Este será o primeiro de dois espetáculos do festival que decorrerão nesta igreja. No dia 24 de Novembro, o protagonista é André Ferreira, que apresentará um programa intitulado “O canto dos pássaros”.

Daniel Oliveira

Já em Tavira, na sexta-feira, o mesmo organista apresentará um programa de concerto «contrastante», que abordará “O sacro e o profano no barroco italiano”.

Nesta edição do Festival de Órgão do Algarve, que começou a 3 de Novembro, em Portimão, será possível ver mais dois concertos.

A 24 de Novembro, o órgão da Igreja de Santiago ecoará pelas mãos da organista brasileira Elisa Freixo, que apresentará obras de compositores menos conhecidos.

A mesma artista  encerrará o festival a 25 de Novembro, na Sé de Faro. E tudo indica que Elisa Freixo se sinta em casa, neste segundo concerto, já que é a responsável pela série de concertos no órgão histórico instalado na Sé de Mariana, «instrumento que é considerado gémeo do órgão da Sé de Faro», segundo os organizadores do evento.

O Festival de Órgão do Algarve 2017 é organizado pela Associação Cultural Música XXI. Conta com os apoios da Direção Regional de Cultura do Algarve e dos Municípios de Faro, Loulé, Tavira e Portimão, com o apoio à divulgação da Região de Turismo do Algarve e com os parceiros de comunicação Antena 2, Sul Informação e Rua FM.

Comentários

pub