Daniela Moreira encerra concertos do Festival de Órgão em Portimão

A jovem organista Daniela Moreira vai encerrar o ciclo de concertos do Festival de Órgão do Algarve, previstos para Portimão, […]

A jovem organista Daniela Moreira vai encerrar o ciclo de concertos do Festival de Órgão do Algarve, previstos para Portimão, no próximo dia 10 de Novembro, às 21h30, na Igreja Matriz daquela cidade. 

Numa apresentação a solo, Daniela Moreira irá interpretar «obras de caráter bastante vivo e contrastante, num programa que colocará à prova as potencialidades deste órgão de tubos», diz a associação Música XXI.

Daniela Moreira iniciou os seus estudos musicais no Conservatório Regional de Música de Tomar e no Conservatório de Música de Ourém. Terminou, em 2010, a licenciatura em Música na Escola Superior de Música de Lisboa, enquanto aluna da classe de Órgão do professor João Vaz.

Já em 2014 concluiu o mestrado, com o tema “A Função Didática para Órgão do Século XVI à Atualidade”, sob orientação do mesmo professor.

Tem frequentado várias masterclasses e cursos de aperfeiçoamento, como “V Jornadas de Órgão”, em Santiago de Compostela, “Curso Internacional de Música Antigua de Daroca”, Academia de Órgão, em Alkmaar, Holanda, e os “ECHO Days”, em Bruxelas. Entre outros, participa, desde 2011, no Ciclo de Concertos a Seis Órgãos, em Mafra.

É, desde 2008, professora da classe de Órgão do Conservatório de Música de Ourém e Fátima. Este concerto é de entrada livre.

Depois, o Festival de Órgão vai passar por outras cidades algarvias. Na Sé de Faro, o órgão histórico soará a 11 de Novembro, com «um concerto do conceituado maestro e músico holandês Ton Koopman, considerado por muitos o melhor organista da atualidade», segundo a Música XXI.

A Igreja Matriz de Boliqueime recebe, a 17 de Novembro, o primeiro dos concertos de órgão no local, com o organista Daniel Oliveira e o violinista Alexêi Tolpygo. Serão apresentadas obras predominantemente italianas e na forma de sonatas, adaptadas a este duo instrumental.

Nesse mesmo dia 17 de Novembro, mas em Tavira, a Igreja da Misericórdia acolhe o organista André Ferreira para um programa de concerto «contrastante», que versará “O sacro e o profano no barroco italiano”.

A 18 de Novembro, o festival volta à Igreja do Carmo, em Faro, mas agora no formato de música de câmara, com a apresentação de Daniel Oliveira e Alexêi Tolpygo (órgão e violino barroco).

A 24 de Novembro, é a vez do organista André Ferreira se apresentar na Igreja Matriz de Boliqueime. Num programa intitulado “O canto dos pássaros”, «muito haverá por descobrir nas obras selecionadas para o concerto», garante a organização do festival.

Nessa mesma noite, em Tavira, o órgão da Igreja de Santiago ecoará pelas mãos da organista brasileira Elisa Freixo, que apresentará obras de compositores menos conhecidos.

O Festival de Órgão do Algarve 2017 é organizado pela Associação Cultural Música XXI. Conta com os apoios da Direção Regional de Cultura do Algarve e dos Municípios de Faro, Loulé, Tavira e Portimão, com o apoio à divulgação da Região de Turismo do Algarve e com os parceiros de comunicação Antena 2, Sul Informação e RUA (Rádio Universitária do Algarve) FM.

Comentários

pub