Cristóvão Norte questiona aumento de taxas aeroportuárias em Faro «superior a Lisboa e Porto»

O deputado do PSD Cristóvão Norte confrontou o Governo com o aumento das taxas aeroportuárias no Aeroporto de Faro em […]

O deputado do PSD Cristóvão Norte confrontou o Governo com o aumento das taxas aeroportuárias no Aeroporto de Faro em 25 cêntimos (3,1%), um incremento «muito superior aos que serão aplicados em Lisboa e no Porto».

O parlamentar social-democrata eleito pelo Algarve disse, numa intervenção na Assembleia da República, que esta decisão pode «produzir um crescimento mais lento dos passageiros em Faro», salientando que «ninguém percebe» o porquê do maior aumento se verificar no Algarve, quando «Lisboa e Porto estão a crescer mais».

Para Cristóvão Norte, o valor desta taxa tem um papel importante na competitividade da região, «especialmente na época baixa». «O Governo tem a obrigação de verificar se os parâmetros para atualização das taxas estão a ser escrupulosamente observados, pois a região não deve suportar encargos que não lhe caibam», defendeu.

Isto porque um dos pressupostos do modelo de gestão foi «a conservação em valores competitivos das taxas a aplicar na região, de modo a que a nossa principal atividade fosse valorizada, não prejudicada».

«A variação do conjunto das taxas reguladas na ANA traduz-se, em termos anuais, num aumento médio de 1,97%, sendo que em Faro a subida será de 3,1%, no Porto de 2,19%, em Lisboa de 1,94% e nos Açores de 1,18%», enquadrou o deputado social-democrata.

Comentários

pub