Contributo da ciência para o combate a incêndios debatido em São Brás de Alportel

São Brás de Alportel vai acolher uma «reflexão muito urgente e atual» sobre o contributo que a ciência pode dar […]

São Brás de Alportel vai acolher uma «reflexão muito urgente e atual» sobre o contributo que a ciência pode dar no combate aos incêndios, durante o evento “A Guerra do Fogo: A Ciência ao Serviço da Floresta”, que terá lugar amanhã, sábado, às 16h00, no Museu do Traje.

O modelo desta iniciativa assenta em quatro apresentações iniciais, seguidas de «um momento de reflexão e debate colaborativo no formato “World Café”, que pretende contribuir para o desenvolvimento de ideias e soluções inovadoras com base na ciência, através da participação dos cidadãos», segundo a Câmara de São Brás de Alportel.

Este evento, aberto a toda a população, é organizado pelo Centro Ciência Viva do Algarve (Faro) e pelo Centro Ciência Viva de Tavira e está enquadrado num programa de debates e atividades dinamizados a nível nacional pelos Centros de Ciência Viva durante a Semana da Ciência e Tecnologia, no âmbito da Iniciativa promovida pela Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e pela Unidade de Missão para a Valorização do Interior.

«Portugal continental é um território de grande densidade florestal, sendo os incêndios florestais um dos riscos mais prementes para a integridade territorial e a segurança dos cidadãos. Só nos primeiros dez meses de 2017 arderam 418.000 hectares de florestas, o que corresponde a 4,5% do território nacional, com grave perda de vidas humanas. O conhecimento científico tem respostas contra estes incêndios, podendo garantir ao mesmo tempo o reequilíbrio da floresta e a sua sustentabilidade», enquadram os organizadores do evento.

Comentários

pub