Concerto em Lagoa marca estreia de José Colomé como maestro associado da Orquestra Clássica do Sul

José Colomé vai ter a primeira atuação enquanto jovem maestro associado da Orquestra Clássica do Sul num concerto do ciclo […]

José Colomé vai ter a primeira atuação enquanto jovem maestro associado da Orquestra Clássica do Sul num concerto do ciclo “Sinfonias Clássicas”, esta sexta-feira, 10 de Novembro, às 21h30, no Auditório Municipal de Lagoa. 

O concerto “Sinfonias Francesas”, a ser apresentado nessa noite, engloba, em apenas três obras, «a essência daquele país a partir de diferentes perspetivas, oferecidas por Jean-Philippe Rameau, Wolfgang A. Mozart e Camille Saint-Saëns», diz a Orquestra Clássica do Sul.

«A primeira obra a ser interpretada pela Orquestra Clássica do Sul é uma suite composta pelo músico barroco Jean-Philippe Rameau, mas adaptada pelo pós-romântico Félix Mottl, seguindo-se a sinfonia n.º 31 “Paris”, composta pelo génio de Salzburgo, que reflete o caráter galante no alvorecer do Iluminismo francês, um assunto que atraiu o interesse do jovem Mozart, então com 22 anos», acrescenta.

«O programa encerra com a “Sinfonia n.º 2”, do compositor romântico Camille Saint-Saëns, marcada por uma claridade temática e formal reveladoras de um talento muito jovem mas já com enorme domínio de composição», acrescenta.

Natural de Espanha, José Colomé assumiu recentemente o cargo de jovem maestro associado da Orquestra Clássica do Sul. O músico estudou Direção de Orquestra, na Áustria e Reino Unido, foi diretor da Orquestra Filarmónica Hispalense, maestro da Asociación Coral de Sevilla e é, atualmente, maestro convidado da Real Orquestra Sinfónica de Sevilla.

Os bilhetes para o concerto custam 8 euros, podendo ser adquiridos no local do espetáculo, no Convento de S. José e no Balcão Único, ou efetuadas reservas pelo 282 380 452.

Comentários

pub