Cineclube de Faro termina 2017 com mês repleto de propostas cinematográficas

Um dia “longo”, no que à exibição de cinema diz respeito, mas também “O dia mais curto”, e claro, um […]

Lumiére

Um dia “longo”, no que à exibição de cinema diz respeito, mas também “O dia mais curto”, e claro, um dia dedicado à luz, com mais uma sessão do “Vídeo Lucem”. A programação do Cineclube de Faro para Dezembro terá isto (e mais), com as propostas a começarem já no sábado, diz 2 de Dezembro, e a suceder-se até dia 28, bem perto do fim do ano.

A última iniciativa que o Cineclube de Faro promoverá em 2017 é, igualmente, uma das que está em destaque, na programação de Dezembro. No dia 28, a associação farense vai comemorar o Dia do Cinematógrafo, naquela que será «uma homenagem à primeira sessão pública de Cinema, feita pelos irmãos Lumière no Grand Café em Paris».

Ao longo deste dia, haverá muito cinema, mas também «atividades para crianças, um jantar inspirado na gastronomia popular francesa, soirée e tertúlia regada a vinho e chocolate quente».

Os filmes serão exibidos ao longo o dia, no auditório do Instituto Português do Desporto e Juventude, em Faro. A maratona cinematográfica começa às 11h30, coma exibição do filme “Azur e Asmar”, de Michel Ocelot (França), seguindo-se “Os Irmãos Grimmm”, de Terry Gilliam (EUA), às 14h30, “A Influência dos Raios Gama no Comportamento das Margaridas”, de Paul Newman (EUA), às 17h30, e “Lumière! A Aventura Começa”, de Thierry Fréumax (França), às 21h30.

Os Irmãos Grimm

Uma semana antes deste dia com muito cinema, a 21 de Dezembro, estarão em destaques as curtas-metragens, em nova edição d'”O dia mais curto”.

Nesta iniciativa, que tem lugar no dia em que se assinala o solstício de Inverno, vão ser mostrados trabalhos que se destacaram na 25ª edição do festival Curtas Vila do Conde, que são exibidos a partir das 21h30. Antes, o público poderá desfrutar do programa “Amiguinhos”, com início às 15h00 e do All-Curtas, uma rubrica dedicada a filmes produzidos no Algarve, marcada para as 17h30.

Destaque, ainda, para o segundo cine-concerto do Vídeo Lucem, ciclo que o Cineclube de Faro promove, em parceria com o Diocese do Algarve, que está inserido no programa “365Algarve”.

Em Dezembro, a sessão acontece a 7 de Dezembro, às 21h30, na Igreja de São Clemente, em Loulé, e o filme a exibir será “Mãe”, de Vsevolod Pudovkin (URSS). Será acompanhada ao vivo por Custódio Castelo (guitarra portuguesa), Carlos Menezes (contrabaixo) e Fad’Nu (Cátia Alhandra, na voz, e José Alegre, na guitarra portuguesa)

Em Dezembro, o Cineclube de Faro também irá promover ciclos especiais de fim-de-semana, dedicados aos temas “Duplas Realizador & Compositor”, “Ventos de Leste” e “Animação para Todos”.

No sábado, dia 2 de Dezembro, às 21h30, os “Ventos de Leste” trazem ao auditório do IPDJ o filme “Arsenal”, de Aleksandr Dovzhenko (URSS).

O Quadrado

No domingo, dia 3, às 16h00, a mesma sala acolhe a exibição da obra “Julieta dos Espíritos”, de Frederico Fellini (Itália/França), do ciclo “Duplas Realizador & Compositor”. No mesmo âmbito, poderá ser visto no dia 17 de Dezembro, à mesma hora e no mesmo local, o filme “Lola”,  Jacques Demy (França).

O dia 17 também será de “Animação para Todos”, no âmbito do qual será exibido o filme “O Profeta”, de Roger Allers (Qatar/EUA/Canadá/Líbano), às 11h00, no IPDJ.

A esta (já ampla) oferta, junta-se a programação regular do Cineclube farense, que integrará «três dos principais filmes distinguidos na última edição do Festival de Cannes: “O Quadrado”, do realizador sueco Ruben Östlund (com a Palma de Ouro), “O Dia Seguinte”, do sul-coreano Hong Sangsoo, e “120 Batimentos por Minuto”, do franco-marroquino Robin Campillo (ambos premiados pela Sociedade Internacional Cinéfila).

Os filmes podem ser vistos, respetivamente, nos dias 5, 12 e 19 de Dezembro, sempre às 21h30. As duas primeiras sessões acontecem no auditório do IPDJ. No dia 19, o filme é exibido no Teatro das Figuras, também em Faro.

 

Comentários

pub