Choveu um quarto do normal na primeira quinzena de Novembro

O valor médio da quantidade de precipitação em Portugal Continental, entre 1 e 15 de Novembro, foi muito inferior ao […]

O valor médio da quantidade de precipitação em Portugal Continental, entre 1 e 15 de Novembro, foi muito inferior ao normal e corresponde a apenas 24%, ou seja, perto de um quarto, do valor médio mensal, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o índice meteorológico de seca PDSI, a 15 de Novembro, «verifica-se um aumento da área em situação de seca extrema em todo o território de Portugal Continental» (ver Figura 1).

Nesse dia, cerca de 6% do território estava em seca severa e os restantes 94% em seca extrema.

«Quase todo o território está há cerca de 5/6 meses consecutivos em situação de seca severa e extrema, não se tendo verificado um desagravamento no início do Outono, como seria normal e se tem verificado em outras situações de seca», acrescenta o IPMA.

A 15 de Novembro, grande parte das regiões do interior e da região Sul de Portugal continental «apresentam valores de água no solo inferiores a 20%, sendo mesmo em alguns locais próximos ou iguais ao ponto de emurchecimento». Nas regiões do litoral Norte e Centro os valores «variavam em geral entre 20 a 60%».

A situação mais provável no final de Novembro «corresponde à continuação da severidade da seca», tendo em conta a previsão mensal do Centro Europeu de Previsão do Tempo a Médio Prazo (ECMWF).

Comentários

pub