Centros de Saúde do Algarve já têm três dentistas e a ideia é que venham mais

Para já, são apenas três, um por cada Agrupamento de Centros de Saúde do Algarve – Barlavento, Central e Sotavento. […]

Para já, são apenas três, um por cada Agrupamento de Centros de Saúde do Algarve – Barlavento, Central e Sotavento. Mas o objetivo é que, já em 2018, o número de médicos dentistas a trabalhar nos cuidados de saúde primários, na região, aumente.

«Numa fase inicial, a ARS Algarve conta com três médicos dentistas e respetivas assistentes de medicina dentária no Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Barlavento em Portimão, no ACES Central em Faro e no ACES Sotavento em Tavira, sendo que o número de profissionais da área e o número de locais poderá vir a crescer durante o ano de 2018», segundo a Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve.

As três equipas  entraram ao serviço hoje, dia 13 de Novembro, e fazem parte de um contingente recrutado a nível nacional pelo Serviço Nacional de Saúde que permitirá dotar 59 centros de saúde do país com este tipo de especialista.

«Vai haver um progressivo acesso a Cuidados de Saúde Oral nos Cuidados de Saúde Primários para garantir o acesso das pessoas com patologias crónicas a cuidados de saúde oral e avaliar a situação de saúde oral das pessoas com as diversas patologias definidas e seguidas no SNS. À data, se existir necessidade de efetuar raios x apicais, os médicos dentistas já o podem realizar porque os gabinetes estão munidos com equipamentos de raios x intraorais», acrescentou a ARS.

Nos centros de saúde, acrescentou a mesma entidade, será possível realizar os procedimentos: «Consulta de medicina dentária, consulta de urgência, restauração direta definitiva em resina composta e cimento, exodontia de dentes permanentes e decíduos e supra-numerários, obturação canalar, destartarização, raspagem e alisamento radicular, tratamento periodontal de manutenção, gengivoplastia e gengivectomia, drenagens e selamento de fissuras».

Em breve, surgirão mais novidades, no que à disponibilização de cuidados de saúde orais nos centros de saúde diz respeito. «A partir do início de dezembro, o SNS do Algarve disponibiliza, pela primeira vez nos ACES, um ortopantomografo digital direto para execução de imagens radiológicas panorâmicas (ortopantomografia digital) – anteriormente possível só no universo da Saúde Privada – que ficam disponíveis no sistema de arquivos de imagens da ARS Algarve», segundo a ARS Algarve.

Comentários

pub