CCV de Lagos assinala Dia Internacional dos Museus e Centros de Ciência com saída de campo e palestra

Uma saída de campo sobre geologia urbana e uma palestra sobre a geologia do Algarve vão servir para o Centro […]

Uma saída de campo sobre geologia urbana e uma palestra sobre a geologia do Algarve vão servir para o Centro Ciência Viva (CCV) de Lagos assinalar, na próxima sexta-feira, 10 de Novembro, o Dia Internacional dos Museus e Centros de Ciência. 

Para a saída de campo, o ponto de encontro é o CCV de Lagos, às 10h30.

«Numa visita pela cidade de Lagos, as “histórias geológicas” dos edifícios e equipamentos urbanos são exploradas através das rochas e fósseis que os compõem, combinando Geologia e Paleontologia com História e Arquitetura», diz o CCV de Lagos.

Já a palestra, em inglês, “Living in a Moving Rock – Geology of the Algarve” começa às 20h30 no Science Café. «A região do Algarve já esteve num supercontinente chamado Pangeia, contactando com terras africanas e norte-americanas. A expansão oceânica e posterior compressão promoveu o desenvolvimento de uma região diversa com rochas sedimentares, manchada por vulcões como o que está na Praia da Luz», conta.

«As atividades deste dia representam um esforço conjunto e internacional para consciencializar e encorajar ações que promovam a sustentabilidade global, com foco nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (SDGs) da ONU, que procuram acabar com a pobreza, lutar contra as desigualdades e combater as alterações climáticas, assegurando ao mesmo tempo que ninguém seja deixado para trás», conclui.

Este é «o maior projeto conjunto alguma vez lançado pelos Museus e Centros de Ciência do mundo».

O CCV de Lagos vai, assim, colaborar «com mais de 300 instituições em todo o mundo que acolhem centenas de milhares de pessoas, para uma celebração da Ciência e exploração de como a sociedade pode utilizá-la, tecnologia, inovação e ação individual para ajudar a resolver os desafios do planeta».

Quanto ao Centro Ciência Viva de Tavira também vai assinalar a data, com atividades relacionadas com os recursos marinhos, sustentabilidade e poluição, das 10h00 às 18h00. A entrada no centro será gratuita.

Comentários

pub