Carlão foi a Albufeira falar com alunos sobre interculturalidade

O cantor Carlão, ex-Pacman dos “Da Weasel”, esteve, esta segunda-feira, 27 de Novembro, no Auditório Municipal de Albufeira, para sensibilizar […]

O cantor Carlão, ex-Pacman dos “Da Weasel”, esteve, esta segunda-feira, 27 de Novembro, no Auditório Municipal de Albufeira, para sensibilizar os alunos das escolas do concelho para a questão da discriminação racial, étnica e da xenofobia. 

É que os jovens estão a ser chamados a participar no Plano Municipal para o Multiculturalismo, numa organização do Município de Albufeira, através do CLAIM (Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes).

Carlão, nesta iniciativa, apresentou alguns temas que se inserem no livro “Livres e Iguais” que, depois, foi oferecido aos mais de 300 alunos presentes.

A obra é parte integrante do projeto pedagógico com o mesmo nome, da autoria de Carlão, «que visa promover a interculturalidade, tendo sido desenvolvido em parceria com a empresa “Betweien”. Este projeto conta com o apoio pedagógico de Helena Costa, autora dos desafios, exercícios e informação que constam no livro, a fim de tais matérias serem exploradas pelos alunos», explica a Câmara de Albufeira.

Além de um momento de expressão dramática a cargo da atriz Íris, Carlão conversou com os jovens e interpretou os temas “Clara”, ou “ensaio sobre a Melanina”, acerca da discriminação racial, e, ainda, “Pediram-me uma canção” sobre «a diferença que inferioriza e a igualdade que caracteriza», que visa alertar contra a discriminação étnica e, por fim, o “Fado do Acossado”, sobre «aqueles que partem na noite escura», ou seja, os refugiados, sendo este um tema contra a xenofobia.

Carlão referiu que «todos temos que lutar contra os preconceitos que, muitas das vezes, nem sequer imaginamos que
residem em nós. Com este trabalho, eu apercebi-me de que também tinha os meus».

Carlos Silva e Sousa, presidente da Câmara de Albufeira, também esteve presente e disse ter ficado «encantado com o talento de Carlão nestes temas que podem mostrar a nossa parte mais nobre, ou seja, a de sabermos como lutar para sermos iguais».

Esta ideia tinha sido reforçada no início por Ana Pífaro, vereadora responsável pela Ação Social da Câmara de Albufeira, que disse aos alunos que «quebrar tabus, preconceitos e todo o tipo de barreiras entre o entendimento da espécie humana está nas mãos de todos. Há que aproveitar este poder e esta capacidade que temos».

Carlão finalizou este encontro com a interpretação do tema “Os tais”, que «levou o Auditório ao rubro».

 

 

Comentários

pub