Câmaras de Faro, Silves e Albufeira manifestam pesar pela morte de Cabrita Neto

As Câmaras Municipais de Faro, Silves e Albufeira divulgaram esta tarde as suas notas de pesar pela morte de Joaquim […]

Joaquim Cabrita Neto, ao centro, na homenagem feita em Agosto, pela Assembleia Municipal de Albufeira

As Câmaras Municipais de Faro, Silves e Albufeira divulgaram esta tarde as suas notas de pesar pela morte de Joaquim Cabrita Neto, antigo Governador Civil de Faro, ontem falecido.

A Câmara de Faro recorda «com penhorada gratidão, o papel fundamental que Joaquim Cabrita Neto desempenhou em 1992, por ocasião do trágico acidente ocorrido no Aeroporto de Faro que vitimou mais de meia centena de pessoas».

«Enquanto Governador Civil, Cabrita Neto exerceu, com liderança e responsabilidade exemplares, as tarefas de coordenação em diversos âmbitos da operação, contribuindo grandemente para o seu sucesso», salienta a autarquia da capital algarvia.

Por seu lado, a Câmara Municipal de Silves manifesta o seu pesar pela morte de Cabrita Neto, recordando a sua vida e salientando que ele era «filho do empresário messinense Teófilo Fontainhas Neto».

Quanto à Câmara de Albufeira, classifica Cabrita Neto como «um dos mais carismáticos dirigentes políticos algarvios» e recorda que «uma das suas últimas aparições públicas [foi] na Sessão Solene de imposição de insígnias, no âmbito das comemorações dos 40 anos do Poder Local, a 18 de Agosto, em homenagem aos deputados da Assembleia Municipal de Albufeira».

Aquele que foi «presidente da Assembleia Municipal (1979-1982) recebeu um Colar de Honra pelo seu contributo para a história da Democracia em Albufeira», salienta a autarquia.

O presidente da Câmara Carlos Silva e Sousa disse que «perdeu-se uma personalidade forte do regime democrático, que muito lutou pelo desenvolvimento da região do Algarve».

Hoje, também Desidério Silva, presidente da Região de Turismo do Algarve, já tinha manifestado o seu pesar, salientando que Cabrita Neto foi «um dos mais carismáticos dirigentes políticos da região e dos maiores responsáveis pela evolução histórica positiva do Turismo do Algarve».

Comentários

pub