André Ferreira inaugura Festival de Órgão em Tavira

André Ferreira vai inaugurar o Festival de Órgão, em Tavira, com um concerto, esta sexta-feira, 17 de Novembro, às 21h30, […]

André Ferreira vai inaugurar o Festival de Órgão, em Tavira, com um concerto, esta sexta-feira, 17 de Novembro, às 21h30, na Igreja da Misericórdia. 

Licenciado em Órgão pelo Conservatório de Amesterdão, onde estudou com Jacques van Oortmerssen, tendo igualmente a oportunidade de trabalhar com Pieter van Dijk, André Ferreira concluiu o Mestrado em Órgão da Escola Superior de Música de Lisboa (ESML), com orientação de João Vaz.

Iniciou os seus estudos de órgão com António Esteireiro no Instituto Gregoriano de Lisboa, continuando posteriormente com Jos van der Kooy no Conservatório de Haia. Frequenta a licenciatura em Oboé Barroco, com Pedro Castro, na ESML.

Como solista, ou integrado em diversos agrupamentos musicais, já efetuou recitais em Portugal, Espanha, Itália e Holanda. Colabora como organista com a Paróquia de S. Tomás de Aquino e com a Paróquia de Santa Maria de Belém, Mosteiro dos Jerónimos. É, ainda, professor de Órgão na Escola Diocesana de Música Sacra do Patriarcado de Lisboa.

André Ferreira escolheu para este concerto um programa contrastante que versará “O sacro e o profano no barroco italiano”.

A entrada é livre.

No mesmo dia, a Igreja Matriz de Boliqueime recebe o primeiro dos concertos de órgão no local, com o organista Daniel Oliveira e o violinista Alexêi Tolpygo. Serão apresentadas obras predominantemente italianas e na forma de sonatas, adaptadas a este duo instrumental.

A 24 de Novembro, é a vez do organista André Ferreira se apresentar na Igreja Matriz de Boliqueime. Num programa intitulado “O canto dos pássaros”, «muito haverá por descobrir nas obras selecionadas para o concerto», garante a organização do festival.

O concerto seguinte, em Tavira, tem lugar a 24 de Novembro, às 21h30, na Igreja de Santiago, com a organista brasileira Elisa Freixo.

O Festival de Órgão do Algarve 2017 é organizado pela Associação Cultural Música XXI. Conta com os apoios da Direção Regional de Cultura do Algarve e dos Municípios de Faro, Loulé, Tavira e Portimão, com o apoio à divulgação da Região de Turismo do Algarve e com os parceiros de comunicação Antena 2, Sul Informação e RUA (Rádio Universitária do Algarve) FM.

Comentários

pub