Aljezur vai ter mais um médico de família

Aljezur vai passar a contar com mais um médico de família na Unidade de Cuidados Saúde Personalizados (UCSP) do Centro […]

Aljezur vai passar a contar com mais um médico de família na Unidade de Cuidados Saúde Personalizados (UCSP) do Centro de Saúde local. A Câmara aljezurense anunciou que a profissional que se irá fixar no município chega ao abrigo do regime de incentivos à mobilidade geográfica para zonas carenciadas, com a ajuda da autarquia, que garantiu o alojamento da nova médica.

Segundo a Câmara de Aljezur, o Agrupamento de Centros de Saúde do Barlavento II informou a autarquia de que iria colocar uma nova médica de família na UCSP de Aljezur e solicitou a colaboração do município, «no sentido de promover habitação para a médica em causa, enquanto complemento ao regime de incentivos à mobilidade».

«Sensível à questão e perante a possibilidade de, certamente pela primeira vez em muitos anos, garantir médico de família a todos os utentes inscritos no “centro de saúde” (UCSP de Aljezur), garantindo mais e melhores cuidados de saúde à população do concelho, a Câmara Municipal aprovou a colaboração com o ACES Barlavento II garantindo o apoio solicitado através do arrendamento de habitação para a nova médica», revelou a Câmara aljezurense.

Como explicou a autarquia, «toda a região do Algarve centra a sua economia no produto turismo, atividade que determina também o mercado da habitação, tornando não só difícil a procura de casa como inflacionando bastante o custo do arrendamento».

«Assim, a nossa atratividade como destino de férias não é compatível com a fixação de profissionais necessários na região, quando estes se confrontam com a procura de habitação. Esta é também uma preocupação do município, porque é um fator determinante para a qualidade na prestação de serviços públicos, concretamente na área da saúde, e as administrações têm vindo progressivamente a abandonar e deixar de promover as antigas “casas de função”, que eram também um incentivo à mobilidade de trabalhadores na administração pública», acrescentou a Câmara de Aljezur.

Desta forma, foi a própria autarquia a “chegar-se à frente” e a garantir casa para a médica que decidiu fixar-se no concelho.

Comentários

pub