Albufeira recebeu visita de portugueses e lusodescendentes que são autarcas em França

Uma comitiva de portugueses e lusodescendentes, que são autarcas em França, senadores ou deputados à Assembleia Nacional, visitou, no passado […]

Uma comitiva de portugueses e lusodescendentes, que são autarcas em França, senadores ou deputados à Assembleia Nacional, visitou, no passado fim de semana, Albufeira com o objetivo de estreitar relações entre o concelho algarvio e a associação a que pertencem: a “Civica” (Associação de Autarcas de Origem Portuguesa em França). 

Liderada por Paulo Marques, presidente da Civica, a comitiva composta por cerca de 50 elementos teve oportunidade para visitar alguns dos pontos mais importantes do concelho de Albufeira, culminando a visita numa cerimónia de recepção no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

O convite para esta visita surgiu no âmbito da presença no Salon de Maires D’Ile de France, que decorreu no passado mês de Maio, e onde Albufeira foi o primeiro concelho português a participar.

Carlos Silva e Sousa justifica esta opção referindo que «França é atualmente o quinto mercado na região em termos
turísticos e existe um grande potencial de crescimento, não só porque temos uma história comum, mas também porque a língua, neste caso com a comunidade portuguesa e lusodescendente, é uma grande vantagem para cultivarmos uma relação bilateral profícua».

Já no âmbito desta visita, ficaram definidas novas iniciativas para 2018, nomeadamente a participação de Albufeira no referido certame, bem como o acolhimento de uma exposição, apresentada pela Civica, sobre a presença dos portugueses em França aquando da I Grande Guerra.

Paulo Marques é também presidente do Município de Aulnay-sous-Bois, o terceiro do distrito de Seine-Saint-Denis e o sétimo da Grande Paris, em termos populacionais, com 83 mil habitantes, entre os quais se incluem cerca de 10 mil cidadãos de origem portuguesa.

O autarca lusodescendente costuma passar férias em Albufeira e, por conhecer bem o Algarve, defende que «a cidade e a região têm todas as condições para acolher mais turistas vindos de França, sendo importante esta aproximação junto dos portugueses e lusodescendentes que se identificam com o nosso país e que têm uma palavra a dizer no aprofundamento das relações económico-sociais com outras comunidades».

Paulo Marques acrescentou ainda que o município deverá receber mais turistas, não só na época alta, mas também durante a época baixa, por ser uma «altura calma e muito agradável».

O dirigente referiu ainda que «esta visita proporciona ao concelho de Albufeira uma maior divulgação do seu território e das condições que esta região oferece, para que possa ser considerada uma possível vencedora enquanto destino turístico de França e assim acolher os diversos programas organizados pelas autarquias francesas».

 

 

Comentários

pub