Águas do Algarve recebe “Selo de qualidade exemplar da água para consumo humano”

A empresa Águas do Algarve voltou a receber o “Selo de qualidade exemplar da água para consumo humano”, relativo à qualidade […]

A empresa Águas do Algarve voltou a receber o “Selo de qualidade exemplar da água para consumo humano”, relativo à qualidade da água fornecida no ano 2016.

Esta distinção foi atribuída a entidades gestoras que prestam serviços de abastecimento público de água pela Entidade Reguladora de Serviços de Aguas e Resíduos (ERSAR).

Segundo explica a Águas do Algarve, «os requisitos necessários para a atribuição desta distinção são, entre outros, o cumprimento total da submissão atempada dos dados relacionados com o Plano de Controlo da Qualidade da Água (PCQA), o cumprimento total do número de análises agendadas no PCQA aprovado e 99% do cumprimento dos valores paramétricos, incluindo o cumprimento dos valores paramétricos para os parâmetros bactérias coliformes e Eschericia coli, bem como todos os valores paramétricos de cheiro e sabor».

Esta distinção sustenta, para a empresa, a elevada exigência de prestar um serviço de abastecimento público de água de excelência, que demonstra o cuidado com que planeia, submete e executa também as tarefas relacionadas com a demonstração da qualidade da água fornecida aos municípios do Algarve».

O selo de qualidade é, segundo a Águas do Algarve, «o resultado de todo o trabalho desenvolvido nas diversas áreas da empresa concessionária, desde a gestão das origens de água disponíveis, o tratamento da água nas estações de tratamento e a adução através do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água do Algarve».

A qualidade exemplar da água para consumo humano «é possível pela existência de práticas que assentam na gestão do risco e na garantia de que todas as ações são efetuadas tendo como objetivo o fornecimento contínuo de água segura para consumo humano», acrescenta a Águas do Algarve.

A atribuição de mais um “Selo de qualidade exemplar da água para consumo humano”, à Águas do Algarve, comprova, para a empresa, «que o Plano de Segurança da Água da empresa se mantém, ao fim de uma década, com a vitalidade necessária para os próximos desafios».

Comentários

pub