1600 pessoas assistiram aos concertos do Festival de Órgão do Algarve

A 10ª edição do Festival de Órgão do Algarve realizou-se de 3 a 25 de Novembro e, no total, «cerca […]

A 10ª edição do Festival de Órgão do Algarve realizou-se de 3 a 25 de Novembro e, no total, «cerca de 1600 pessoas assistiram» aos 10 concertos em igrejas dos concelhos de Faro, Portimão, Loulé e Tavira.

A associação Cultural Música XXI, organizadora da iniciativa, explica que «convidou os organistas António Esteireiro, Daniel Oliveira, André Ferreira e Daniela Moreira, tendo desde cedo preparado a vinda dos músicos internacionais Elisa Freixo (Brasil) e Ton Koopman (Holanda)».

«O conceituado músico e maestro holandês deixou-nos na lembrança um concerto verdadeiramente memorável, onde a música barroca transbordou de virtuosismo. A experiente organista brasileira encerrou o Festival com música emotiva, carregada de saudades do órgão gémeo do outro lado do Atlântico», acrescenta.

Este cartaz marcou «uma década de sucesso crescente do evento, que tem vindo assim a ganhar cada vez maior visibilidade internacional e se afirma atualmente pela maior longevidade no país».

Por isso, o Festival de Órgão do Algarve «continua a conquistar novo público e a espalhar o entusiasmo pelos órgãos históricos da região. As igrejas que receberam aqueles concertos, quase sempre cheias, mostram-no bem».

E em 2018 haverá novidades. Por outro lado, antevê-se a inclusão de um novo órgão em Tavira na programação do Festival, assim como a ampliação das possibilidades de execução para alguns órgãos históricos que venham a ser alvo de restauro ou manutenção através de parceria entre igrejas e autarquias, a criação de pontes com a vocação tradicionalmente litúrgica destes instrumentos e o estímulo à formação de público, em especial o escolar.

Por outro também será possível a articulação com a recente Escola de Órgão da Catedral de Faro, que o Sul Informação já noticiou.

«Parceiros e público têm sido o catalisador de vontades para tornar o Festival possível, ano após ano, gerando a motivação necessária para organizar tão grande evento. Assim o queiram uns e outros, encontramo-nos para o ano», diz a associação Música XXI.

O Festival de Órgão do Algarve 2017 foi organizado pela associação cultural Música XXI e contou com os apoios da Direção Regional de Cultura do Algarve e dos Municípios de Faro, Loulé, Tavira e Portimão, com o apoio à divulgação da Região de Turismo do Algarve e com os parceiros Antena 2, Sul Informação, Rádio Universitária do Algarve (RUA) FM e Hotel Faro.

Teve, ainda, a parceria da Ordem do Carmo e Cabido da Sé de Faro, Paróquias de Portimão, Boliqueime e Tavira e Misericórdia de Tavira.

Comentários

pub