Universidade do Algarve promove conferência internacional de homenagem ao professor Mário Ruivo

A Universidade do Algarve vai organizar, nos dias 13 e 14 de Novembro, uma conferência de homenagem ao professor Mário […]

A Universidade do Algarve vai organizar, nos dias 13 e 14 de Novembro, uma conferência de homenagem ao professor Mário Ruivo. Pretende-se, desta forma, «evocar o contributo deste biólogo marinho, doutor honoris causa pela UAlg, para o desenvolvimento das ciências e das tecnologias marinhas, com impactos notáveis a nível nacional e internacional».

Adotando um dos lemas do professor Mário Ruivo, a conferência terá como mote o “Desenvolvimento sustentável dos oceanos: uma utopia útil”.

Está prevista a participação de várias individualidades internacionais, que colaboraram com Mário Ruivo, tais como Vladimir Ryabinin (secretário executivo da Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI), Jean Pierre Levy (Comissão Mundial Independente para os Oceanos e ex-diretor da Divisão de Assuntos Marinhos das Nações Unidas), Patrício Bernal (ex-secretário executivo da COI) e Craig McLean (National Oceanic Atmospheric Administration, USA).

Os diversos painéis da conferência incidirão sobre temas nacionais, designadamente sobre os diversos aspetos integrados na Agenda de Investigação e Inovação para o Mar, proposta no âmbito da FCT.

A iniciativa é organizada pelo Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA) da Universidade do Algarve e conta com o apoio dos seguintes centros de investigação: CIIMAR (Universidade do Porto), CESAM (Universidade de Aveiro) e MARE (várias universidades portuguesas). O Gabinete EurOcean apoia igualmente esta iniciativa.

O professor Mário Ruivo recebeu, a 15 de Dezembro do ano passado, o título de doutor Honoris Causa, em Ciências do Mar, da Terra e do Ambiente pela Universidade do Algarve, numa cerimónia realizada no Grande Auditório do Campus de Gambelas.

Mário Ruivo faleceu a 25 de Janeiro passado, aos 89 anos.

 

Comentários

pub