Três centenas de canoístas participaram na 20ª Subida Internacional do Rio Arade

Três centenas de canoístas, pertencentes a 20 clubes, sete dos quais espanhóis, participaram este domingo, 15 de Outubro, na 20ª […]

Três centenas de canoístas, pertencentes a 20 clubes, sete dos quais espanhóis, participaram este domingo, 15 de Outubro, na 20ª Subida Internacional do Rio Arade, que partiu de Portimão, passou por águas de Lagoa e chegou a Silves, num total de 12 quilómetros rio acima.

A prova, organizada pelo Clube Naval de Portimão, atraiu cerca de meia centena de concorrentes vindos de Espanha. Registou-se também a presença de participantes nacionais de locais tão distantes como Vila do Conde e Funchal. Tudo isto, segundo nota da organização, demonstra «o prestígio da competição».

Os concorrentes encontravam-se divididos por 23 categorias, de acordo com o sexo, a idade e o tipo de embarcação.

Como complemento à competição oficial, oitenta canoas da classe turística, com um andamento menor, partiram cerca de meia hora mais cedo, efetuando o mesmo percurso.

As águas agitadas, entre o local da partida, junto às instalações do Clube Naval de Portimão, e a primeira ponte, fizeram virar várias embarcações, o que levou a alguns abandonos. Mas, a partir das pontes, perdeu-se a influência do mar e a prova correu sem incidentes.

Os vencedores mais rápidos, abaixo dos 53 minutos, foram David Sanchez/Juan Gallardo, do CLMérida, K2, sénior, 00:50:34:13; Hugo Martins/João Duarte, do CCAmora, K2, cadete, em 00:50:34:68; Rudolfo Neves, do CNFunchal, K1, sénior, em 00:51:06:09 e Iago Bebiano, do KCCArade, K1, cadete, em 00:52:48:84).

Na regata K2 sénior, os três participantes ficaram abaixo dos 52 minutos.

Por equipas, venceu o CCAmora, que também conquistou o troféu para o clube com maior número de participantes.

 

Fotos: Clube Naval de Portimão|José Garrancho

Comentários

pub