Silves comemora Dia dos Castelos e Al-Mutamid também estará na festa

Visitas guiadas por Al-Mutamid, uma exposição fotográfica e a oportunidade de passar uma noite no Castelo de Silves são as […]

Visitas guiadas por Al-Mutamid, uma exposição fotográfica e a oportunidade de passar uma noite no Castelo de Silves são as sugestões da autarquia silvense para o Dia Nacional dos Castelos, que se comemora a 7 de Outubro, o próximo sábado.

Entre as 10h00 e as 13h00, quem visitar este monumento será guiado por Al-Mutamid, o rei-poeta, e Itimad, duas personagens fortemente ligadas à história de Silves.

O programa que a Câmara de Silves montou para assinalar esta efeméride também inclui a atividade “Uma das Mil e Uma Noites”, «onde os participantes terão a oportunidade de passar a noite neste monumento através de uma experiência de visita ao Castelo num ambiente pouco comum em que se observam astros, se ouve o som do alaúde e histórias de outros tempos, e se adormece embalado pela mística de um dos mais importantes testemunhos da nossa história».

Esta atividade começa às 18h00 e inclui «um licor de boas-vindas ao pôr-do-sol, visita guiada, ceia partilhada, observação dos astros pelo Centro de Ciência Viva de Lagos, animação musical com Eduardo Ramos e o seu alaúde, bolinhos e poemas».

Os interessados em participar deverão inscrever-se previamente, através do telefone 282 440 854 ou do endereço de correio eletrónico patrimó[email protected]. A atividade dirige-se a um máximo de 30 pessoas (10 no mínimo) e a sua realização está dependente das condições climatéricas.

As comemorações do Dia Nacional dios Castelos também será feita através das fotografias que estarão em mostra na exposição “O Castelo de Silves, memórias em tons de cinzento”, que será inaugurada sábado.

«A mostra revela diversos aspetos distintos da vida mais recente deste monumento, nomeadamente antes das obras de restauro, durante as obras e outras tiradas posteriormente, podendo ser visitada até ao dia 28 de janeiro de 2018», segundo a autarquia silvense.

Comentários

pub