Secretário de Estado Adjunto e da Saúde vai às 4ª Jornadas de Cuidados Paliativos do Algarve

Fernando Araújo, secretário de Estado Adjunto e da Saúde, vai às 4ª Jornadas de Cuidados Paliativos do Algarve, a realizarem-se […]

Fernando Araújo

Fernando Araújo, secretário de Estado Adjunto e da Saúde, vai às 4ª Jornadas de Cuidados Paliativos do Algarve, a realizarem-se no dia 30 de Outubro, no auditório do Hospital de Portimão. 

Sob o lema internacional dos Cuidados Paliativos: “Cuidados Paliativos Universais – Não deixar ninguém que sofre para trás”, esta iniciativa pretende fomentar a partilha de boas práticas e criar espaços de debate sobre o que queremos dos Cuidados Paliativos no futuro, no Algarve e em Portugal.

Além da participação de profissionais de saúde de todo o país, a iniciativa vai contar com a presença de membros da Comissão Nacional dos Cuidados Paliativos.

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve destaca a «apresentação da nova Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos do Agrupamento de Centros de Saúde do Algarve (ACES) – Central, assim como, a apresentação do Plano Estratégico para o Desenvolvimento dos Cuidados Paliativos – biénio 2017/2018 e o debate sobre os Cuidados paliativos não oncológicos – demências, doenças neurodegenerativas, insuficiência renal crónica avançada e insuficiência hepática avançada».

«O Algarve foi pioneiro quando, em 2007, foi formada a Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos no Sotavento algarvio, uma das primeiras do país com cuidados ao domicílio. A nível hospitalar, foi criada uma Unidade de internamento em Cuidados Paliativos no Pólo de Portimão e existem atualmente duas equipas Intra-Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos, uma em cada unidade do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (uma em Portimão e outra em Faro)», acrescenta.

Em Maio de 2015, a ARS Algarve criou uma segunda Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos na região que abrange o Agrupamento de Centros de Saúde do Barlavento.

«Desde 2013 que existe uma consulta de Medicina Paliativa, única a nível nacional nos Cuidados de Saúde Primários até à presente data, no Centro de Saúde de Tavira. Desde Setembro, a equipa do Sotavento oferece consultadoria em Cuidados Paliativos no âmbito da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados e a Estruturas Residenciais para Idosos», explica a ARS do Algarve.

Em Novembro deste ano vai iniciar atividade a terceira Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos da região que irá abranger o Agrupamento de Centros de Saúde Central, sendo a primeira região do país, com cobertura integral de Equipas Comunitárias nos três ACES da região.

Para consultar o programa completo clique aqui. 

Comentários

pub