Profissionais de Museus de Portugal e Espanha reúnem-se em Mértola

Mértola vai acolher a sexta edição do Encontro Transfronteiriço de Profissionais de Museu nos dias 3 e 4 de Novembro. […]

Mértola vai acolher a sexta edição do Encontro Transfronteiriço de Profissionais de Museu nos dias 3 e 4 de Novembro. Os trabalhos vão decorrer no Cine-Teatro Marques Duque.

A iniciativa voltará a juntar profissionais de ambos os lados da fronteira para «apresentar projetos, trocar experiências e fornecer pontos de vista sobre o acesso à cultura e introduzir as tecnologias da informação e comunicação (TIC) como um factor chave para o desenvolvimento social e cultural das pessoas com deficiência e com um elevado risco de exclusão», segundo a delegação regional do Algarve da Associação Portuguesa de Museus (APOM), que organiza o evento em parceria com a AMMA, a sua homóloga andaluza.

Esta edição do evento será, ainda, marcada pelo estabelecimento de uma nova parceria entre os organizadores do evento e a associação Acesso Cultura, que se dedica a promover o acesso aos espaços culturais e à oferta cultural, em Portugal e no estrangeiro.

 

Programa:

Dia 3 de Novembro, sexta-feira

9h30 – Acolhimento dos participantes. Entrega de documentação.

10h00 – Sessão de Abertura (Câmara Municipal de Mértola, Direcção Regional de Cultura do Alentejo, Rede de Museus do Baixo Alentejo, APOM, AMMA e Acesso Cultura)

10h30 – Conferência Inaugural: Antonio Tejada – Professor Investigador de URJC e Presidente da Ciudad Accesible. “La importancia de la accesibilidad universal y la inclusión en la Universidad: docencia e investigación”
Apresentação: APOM

11h15 – Pausa / Café

11h45 – Visita guiada a espaços museológicos

13h00 – Almoço livre

15h00 – Mesa redonda: Instituições e Associações / Museus

Mariela Fernández-Bermejo – investigadora en accesibilidad y patrimonio, Universidad de Granada. Delegada de Fomento y Vivienda de la Junta de Andalucía. Accesibilidad a lugares Patrimonio de la Humanidad
Ana Rita Vilhena – Instituto Nacional de Reabilitação, Portugal
Maria José Lorena – LIGA
Youssef Khiara – Direção do Património Cultural. Ministério da Cultura de Marrocos
Moderação: AMMA

16h15 – Apresentação da publicação: Accesibilidad y Museos: Divulgación y Transferencia de experiencias, retos y oportunidades. Apresenta AMMA e Acesso Cultura

17h00 – Apresentação de projeto LIMUS – Transferência tecnológica para o livre acesso a museus e espaços arqueológicos em Extremadura e Alentejo baseado em dispositivos móveis

18h00 – Conversa com Susana Gómez Martinez, na Casa Islâmica, uma colaboração com o Campo Arqueológico de Mértola.

Dia 4 de Novembro, sábado

9h30 – Mesa redonda: Profissionais e Empresas / Museus

Adrián Yuste – CEIS (Sistemas de Gestión de la Accesibilidad Universal) “Museos: Sistema de Gestión de la Accesibilidad y Certificación”
Marcela Vega Higuera – Calícrates (Comsultoría de accesibilidad y diseño para todos) “La validación de usuario en el proyecto expositivo”
Teresa Mourão e João Herdade – Rede Portuguesa de Museus
Paula Teles – Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade
Luís Silva –Places4All
Dália Paulo – Acesso Cultura
Moderação: APOM

10h45 – Pausa / Café

11h15 – Comunicações e posters

12h30 – Conferência de Encerramento: Ana Garcia – Presidente da Accessible Portugal
Apresentação: AMMA

13h15 – Sessão de Encerramento: Propostas e conclusões

13h30 – Fotografia de Grupo

14h00 – Almoço na Mina de S. Domingos e visita guiada

Comentários

pub