Odiana está a preparar um “Roteiro dos Sabores do Baixo Guadiana”

A associação Odiana está a preparar o “Roteiro dos Sabores do Baixo Guadiana”, que quer promover um «património de saberes […]

Um creme leve de Odeleite

A associação Odiana está a preparar o “Roteiro dos Sabores do Baixo Guadiana”, que quer promover um «património de saberes ancestrais e sabores tão ricos». 

A ideia é, também, qualificar e valorizar esse tal património, assim como «gerar turismo associado a este nicho de mercado», explica a Odiana.

Esta é mais uma ação promocional do projeto “Choose our Food”.

O conceito é o desenvolvimento de um roteiro gastronómico que contemple os produtos mais característicos, associados a receitas, estimulando não apenas o conhecimento, mas a oferta, tanto ao nível de produtores tradicionais, como de restauração.

«Pretende-se ainda que este Roteiro atue, além da promoção dos recursos e produtos regionais, na sensibilização da comunidade para a utilização» destes, de modo a «fomentar o consumo de produtos locais», explica a Odiana.

E aqui falamos de produtos ligados sobretudo às produções locais agrícolas, às tradições seculares e aos recursos autóctones, desde as carnes, o peixe, o marisco ou os frutos secos.

A meta final é, efetivamente, “Choose our Food”, parafraseando, «Escolha a nossa Comida, Escolha os nossos Produtos»: os produtos do Baixo Guadiana.

O Roteiro já tem conteúdos produzidos e está em fase de captação fotográfica no terreno, estimando-se que esteja disponível até ao final do ano.

Esta «publicação vem de encontro à grande missão da Odiana, de alavancar o desenvolvimento sustentável do território, qualificar, valorizar e promover os recursos mais identitários que congregam um manancial de oportunidades ligadas à dinamização local e turística», explica a associação.

É que o objetivo do projeto «Choose our Food» passa maximizar o potencial dos recursos naturais e produtos regionais do território de Baixa Densidade do Baixo Guadiana.

O projeto promove ações que instiguem a competitividade e reforcem a cooperação empresarial nos setores do turismo e agroalimentar, tendo em vista a qualificação e promoção de produtos tradicionais regionais em novos mercados.

Este projeto “Choose our Food” é promovido pela Odiana e surge através de candidatura ao SIAC (Sistema de Apoio a Ações Coletivas), do CRESC Algarve 2020 – Qualificação – Baixa Densidade cofinanciado pelo Portugal 2020 e União Europeia através do FEDER.

 

Comentários

pub