Já começou a votação nos Orçamentos Participativos das Freguesias de Odemira

A votação nas propostas apresentadas pela população para cada um dos Orçamento Participativos das 13 freguesias do concelho de Odemira […]

A votação nas propostas apresentadas pela população para cada um dos Orçamento Participativos das 13 freguesias do concelho de Odemira já começou e decorre até 30 de Novembro. 

O objetivo deste Orçamento Participativo das Freguesias é «reforçar a participação ativa dos munícipes, possibilitando a apresentação de projetos e, ou, propostas de investimentos para cada uma das 13 freguesias do concelho e que serão agora colocados a votação, no total de 25 propostas», explica a Câmara de Odemira.

A votação decorrerá em simultâneo em todas as freguesias. O voto será efetuado de forma presencial nas sedes de freguesia e nas mesas de voto descentralizadas. Podem votar todos os cidadãos com idades a partir dos 16 anos, residentes, trabalhadores ou estudantes na freguesia.

O Orçamento Participativo (OP) das Freguesias foi implementado pela primeira vez este ano, sendo que o Município de Odemira presta apoio financeiro, no valor anual de 10 mil euros por freguesia, bem como apoio técnico à implementação do processo e na análise das propostas apresentadas (a Comissão de Análise Técnica integrará um Técnico Municipal).

O OP das Freguesias é deliberativo (é o cidadão quem decide), com normas uniformes, mas adaptadas à realidade de cada Freguesia. Tal como no OP Municipal, os projetos e /ou propostas vencedores no OP das Freguesias serão incluídos no orçamento da Freguesia de 2018.

Com a dinamização do Orçamento Participativo Municipal e a criação de processos de Orçamento Participativo em todas as Freguesias, «Odemira é um concelho 100% OP».

 

Comentários

pub