Furacão Ophelia também pode trazer chuva ao Algarve e Alentejo

O Furacão Ophelia, que tem agora Categoria 2 e ventos sustentados na ordem dos 165km/h, deslocando-se para NE em direção […]

O Furacão Ophelia, que tem agora Categoria 2 e ventos sustentados na ordem dos 165km/h, deslocando-se para NE em direção às ilhas Britânicas, onde deverá chegar amanhã, também pode trazer chuva ao Algarve e Alentejo.

De tal forma que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou os distritos do Sul do país sob Aviso Amarelo, entre as 18h00 de amanhã, dia 16, e as 12h00 de terça-feira, dia 17, devido à previsão de «precipitação», com «períodos de chuva ou aguaceiros, podendo ser por vezes fortes e acompanhados de trovoada». Esta previsão é válida para os distritos de Faro, Beja, Évora e Setúbal.

Para amanhã, segundo o site Meteofontes, espera-se um dia com céu geralmente muito nublado e com possibilidades de chuva moderada a forte e acompanhada de trovoada, principalmente nas regiões do Norte e Centro. «Aqui no Sul poderão cair alguns aguaceiros, mas não se espera, à partida, nada de muito significativo».

As temperaturas irão descer um pouco, com máximas a rondar os 25ºC no Algarve e os 27ºC no Vale do Tejo. O vento continuará moderado a forte, especialmente no Norte e Centro.

Para terça-feira, continuará o céu muito nublado, especialmente durante a madrugada e manhã, com possibilidade de períodos de chuva e trovoada um pouco por todo o Continente. O Sul «já terá maior probabilidade de ver alguma chuva neste dia», acrescenta o Meteofontes.

Para este domingo, o IPMA prevê «pequena descida no Baixo Alentejo e Algarve», ao contrário do que se deverá passar no litoral Norte e Centro, onde haverá uma «pequena subida da temperatura máxima».

O vento sopra moderado a forte do quadrante Sul, podendo ter rajadas na ordem dos 80km/h nas terras altas do Norte e Centro ao final da tarde.

No mar, continua o Sueste, que traz vento, mas também água quente (22ºC na costa sul algarvia).

Trajeto previsto do furacão Ophelia

Comentários

pub