Fim de semana prolongado com temperaturas que podem atingir os 36ºC

Se tirou uns diazinhos de férias, aproveitando o feriado de amanhã e a ponte para o fim de semana, está […]

Crédito: Depositphotos

Se tirou uns diazinhos de férias, aproveitando o feriado de amanhã e a ponte para o fim de semana, está com sorte. O tempo estará quente o céu em geral limpo, com temperaturas que podem atingir 28 a 36ºC, nos próximos dias, avança o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo o IPMA, este tempo quente em Outubro deve-se a «uma massa de ar quente e seco, transportada do interior da Península Ibérica, na circulação de um anticiclone localizado a sudoeste das Ilhas Britânicas».

Assim, a temperatura máxima do ar deverá voltar a subir nos dias 6 e 7, no litoral das regiões Norte
e Centro, com valores a variar entre 28 e 32°C.

Mas na zona de Lisboa e Vale do Tejo, interior da região Centro e interior do Alentejo astemperaturas serão ainda mais elevadas, podendo variar entre 30 e 36°C.

A partir de domingo, dia 8, prevê-se uma descida gradual da temperatura máxima, acrescenta o IPMA.

Aquele Instituto salienta que este «episódio corresponde a uma situação de tempo quente», uma vez que a temperatura máxima está «acima dos valores médios para a época do ano em alguns distritos».

Uma situação que pode deixar contentes os citadinos e quem está de férias, mas que está a causar ainda mais preocupação entre os agricultores, uma vez que o calor só acentua os efeitos da seca extrema que se faz sentir em grande parte do território nacional.

Comentários

pub