Festival de Observação de Aves prepara-se para fim de semana em grande em Sagres

A sexta-feira, com calor, pouco vento e mar relativamente calmo, está a ser um sucesso para os birdwatchers, observadores de […]

A sexta-feira, com calor, pouco vento e mar relativamente calmo, está a ser um sucesso para os birdwatchers, observadores de cetáceos e até de libelinhas, no Festival de Observação de Aves e Atividades de Natureza, a decorrer até domingo, dia 8, em Sagres.

Hoje, nas saídas de barco para observar aves pelágicas (aves marinhas que passam grande parte da sua vida no mar), que estão agora a fazer a sua migração para sul, foram vistos muitos gansos-patola ou alcatrazes (Morus bassunus, de seu nome científico), moleiros, pardelas-baleares, cagarras, bem como os mais raros painhos, de duas espécies: alma-de-mestre (Hydrobates pelagicus) e Casquilho ou painho de Wilson (Oceanites oceanicus).

Em terra, sobretudo na zona da Cabranosa, onde se têm concentrado os birdwatchers, têm sido vistos abutres-do-Egito, águias-calçadas, águias-cobreiras, entre outras espécies de rapinas.

Voltando ao mar, nas saídas para ver cetáceos, hoje foram avistados golfinhos-comuns, roazes e até, imagine-se, uma baleia!

Em terra, há ainda inúmeras espécies de libélulas, a fazer as delícias dos fotógrafos.

Até domingo, tendo como epicentro a Fortaleza do Beliche, onde se situa o secretariado, o Festival continua com muitas atividades. Apesar de grande parte delas estarem esgotadas, a verdade é que ainda há muito por onde escolher e onde se inscrever. Parte das atividades são gratuitas e há também muitas iniciativas a pensar nas famílias e nas crianças. Tudo isto a juntar ao fim de semana de sol e calor faz prever uns dias em grande em Sagres.

Fotos: Elisabete Rodrigues|Sul Informação

Comentários

pub